Por Giovana Andrade
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi contemplada com o Selo de Equidade de Gênero e Raça do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. O selo é conferido a instituições que elaboram e executam um plano de ações voltado à promoção da igualdade de gênero e raça no ambiente de trabalho e têm sua atuação avaliada por um comitê de especialistas, após o período estimado.
A entrega do Selo aconteceu nesta quarta-feira (08), no Palácio do Karnak.
A UESPI aderiu a esta segunda edição do Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade tendo como missão estabelecer mecanismos que cumpram os objetivos acima citados.
O projeto contempla ações voltadas para seus docentes, servidores e colaboradores no que tange as orientações sobre assuntos, como questões de gênero e orientação sexual; assédio moral e sexual; discriminação racial; inclusão de pessoa com deficiências, entre outros, em busca de uma universidade cada vez mais inclusiva.
A representante da UESPI no Comitê Estadual, Profª Ma. Hilziane Brito, destaca que o Selo representa o reconhecimento de uma equipe comprometida em promover uma gestão mais humanizada e com impactos positivos. “Preparamos ações com impactos relevantes e que envolveram outros setores da UESPI. Nossa proposta foi levantar discursões sobre equidade, assedio, igualdade racial e diversidade. Esses são temas complexos que precisam ser discutidos rotineiramente dentro da Universidade. Isso se reflete muito na saúde mental e na produção dos profissionais. O Selo é um estimulo para o fortalecimento de nossas ações”, destaca a professora.
Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça
O Pró-Equidade de Gênero e Raça é um programa estadual que tem como objetivo difundir novas concepções na gestão organizacional, combatendo quaisquer discriminações e desigualdades de gênero, raça e diversidade, praticadas no ambiente de trabalho, buscando promover a equidade de gênero, raça e diversidade no que diz respeito às relações formais de trabalho e à ocupação de cargos de direção.