Dia dos Povos Indígenas: Projetos de Pesquisa Buscam Inclusão e Reconhecimento

Por: Cássio Sousa

No Dia dos Povos Indígenas, celebrado em todo o Brasil nesta data, destacamos dois projetos de pesquisa dedicados a analisar e acompanhar a situação social e educacional dos povos indígenas no Piauí. A Professora Doutora Tatiana Gonçalves, docente e Coordenadora do curso História do campus Dra. Josefina Demes da UESPI, em Floriano, está à frente dos projetos que visam promover a inclusão e o reconhecimento dos povos indígenas no contexto do estado.

Professora e Pesquisadora, Doutora Tatiana Gonçalves.

Tatiana Gonçalves de Oliveira é professora adjunta e coordenadora do curso de História da UESPI campus Floriano. Pesquisadora há 10 anos da temática indígena, atuou entre 2022 e 2023 como coordenadora do Núcleo de Educação Escolar Indígena e Quilombola da Seduc, onde iniciou os projetos de criação da primeira escola indígena do Piauí e dos projetos de inserção dos indígenas venezuelanos Warao no sistema formal de ensino. Atualmente é coordenadora do GT Povos Indígenas na História do Piauí.

Um dos projetos, intitulado “Movimento Indígena no Piauí: desafios e avanços na luta pelo Território, Saúde e Educação”, está em pleno desenvolvimento. Seu objetivo é analisar a trajetória de luta dos povos indígenas por direitos constitucionais específicos, tais como território, saúde e educação. Para compreender esse processo, a pesquisa revisita a produção histórica e historiográfica, ressaltando o apagamento da presença desses povos na história do território piauiense.

A docente relata que as informações acerca dos povos indígenas presentes no atual território do Piauí, nos períodos históricos mais recentes, são marcadas por hiatos significativos.

“O discurso de extermínio associado a esses povos, reproduzido nos registros oficiais (correspondências entre as autoridades administrativas coloniais, ofícios, cartas régias), corrobora com a relutância na abordagem de uma história indígena, associada ao não reconhecimento do processo de etnogênese no território piauiense, evidenciado, sobretudo, desde a primeira metade da década de 1990”, detalhou.

Além disso, a professora Tatiana também está envolvida no projeto “Yakera Jakitane Saba Nonate”, que se dedica à inserção dos indígenas venezuelanos Warao no sistema educacional formal do Piauí. Esta iniciativa busca acompanhar e analisar o processo de integração dos Warao no ambiente escolar, considerando os desafios e avanços enfrentados por esses alunos. Com a necessidade de uma abordagem intercultural e trilíngue, o projeto visa garantir uma educação inclusiva e respeitosa da diversidade cultural dos indígenas venezuelanos.

Os Warao são povos indígenas que vieram da Venezuela para Teresina em 2019. Atualmente os 265 indígenas desse povo estão em abrigos na capital. Em 2023, através dos projetos “Alfabetização sem fronteiras e “EJA Intercultural Warao”, eles foram inseridos no sistema formal de ensino. O primeiro projeto foi desenvolvido em parceria da SEDUC e SEMEC e está voltado para as crianças de 5 a 15 anos, já o segundo foca no público acima de 15 anos.

Inauguração ocorrida em 2023 da Unidade de Educação Escolar Indígena e Quilombola Oka ka Inaminanoko.

A Professora relata que coordenou esse projeto dentro da Unidade de Educação Escolar Indígena e Quilombola na SEDUC e pode acompanhar os desafios da inserção desses sujeitos no ensino formal, principalmente pela barreira linguística, pois os mesmos falam apenas a língua nativa, warao ou espanhol.

“Enquanto atuei como coordenadora do projeto de inserção dos Warao no sistema formal de ensino, criei o projeto “EJA intercultural Warao” numa perspectiva trilíngue, ou seja, com professores de espanhol, educadores Warao e professores de português e espanhol que atuariam dentro da sala construindo juntos os processos de ensino-aprendizagem. A estratégia foi garantir que o português entrasse apenas como língua de acolhimento e que o foco fosse em garantir que os Warao não perdessem contato com sua cultura, ou seja, mantendo a dinamicidade da sua língua viva.”

Por fim, a Professora enfatizou o papel de que professores e educadores têm na inserção dos indígenas Warao no sistema educacional piauiense.

“Os professores de espanhol são importantes para dialogar com os estudantes Warao que só falam essa língua, enquanto os professores de português atuam para inserir esses indígenas na nossa cultura. Já os educadores Warao formam o elo desse processo, pois são eles que mediam esse processo intercultural de ensino, não apenas traduzindo o que as professoras de português e espanhol falam, mas inserindo a cultura Warao nesse processo”, finalizou a docente.

Sobre o Dia dos Povos Indígenas:

O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa celebrada no Brasil em 19 de abril e tem como propósito celebrar e honrar a riqueza das histórias e culturas dos povos originários do país, promover a conscientização sobre a diversidade indígena e combater estereótipos e preconceitos.

Esta data foi estabelecida em 1943, durante o Estado Novo, em resposta às pressões do renomado indigenista brasileiro Marechal Rondon, e influenciada pelo Congresso Indigenista Interamericano realizado no México em 1940. O objetivo é também promover políticas públicas que assegurem os direitos dos povos indígenas.