DAEC/PREX: Recebe visita da equipe diocesana da Ação Social Arquidiocesana de Teresina

Por Leonardo Dias

A Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e comunitários (PREX) através do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) recebeu dia 04 de maio, a visita dos representantes do Serviço “Levanta-te, vem para o meio” desenvolvida pela Ação Social Arquidiocesana de Teresina (ASA).

Reunião da equipe Levanta-te, vem para o meio e Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários

O “Levanta-te, vem para o meio” desenvolve, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o PROJETO TRABALHO ACESSÍVEL, que visa à identificação de pessoas com deficiência para inclusão no mercado de trabalho.

ASA

A Ação Social Arquidiocesana de Teresina (ASA) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada no dia 13 de junho do ano de 1956, com a vocação de servir com amor e alegria as pessoas em situação de vulnerabilidade a ação foi idealizada por 1956 por Dom Avelar Brandão Vilela.

A Missão da ASA é promover, com excelência, a pessoa em situações de exclusão e/ou vulnerabilidade social, articulando e desenvolvendo ações sustentáveis de inclusão, através da mobilização de parceiros, e buscando oportunizar os meios e condições para o pleno exercício da cidadania, contribuindo para a construção de uma sociedade fraterna, justa e solidária. A cede da Ação fica localizada na Avenida Frei Serafim, 3300
Teresina, PI, CEP: 64000-000.

Os serviços já existentes da Ação social busca sempre ajudar a comunidade que na maioria das vezes são esquecidos. O projetos são: casa de Zabelê, Novos Meninos, centro Esperança Garcia, Integra, Jovem Aprendiz, Lar de Santana, Levanta-te, vem para o meio, Centro Maria Imaculada e lar de Misericórdia.

Levanta-te, vem para o meio

Foi implantado no ano de 2010 com parceria da prefeitura Municipal de Teresina, com o objetivo de oferece cursos de capacitação a seus assistidos, no intuito de prepará-los para o mercado de trabalho.

O projeto é realizado por uma equipe de profissionais que conta com assistente social, comunicóloga, mobilizadores sociais e intérpretes de libras atuando na captação de cadastros de PCD´s e na articulação de parcerias com as empresas.

O DAEC/PREX, por meio do Serviço de Assistência ao Estudante, e o “Levanta-te, vem para o meio” firmaram parceria para, em trabalho conjunto, criar meios e oportunidades de trabalho para os discentes da UESPI com algum tipo de deficiência, além de buscarem a sensibilização do corpo docente, discente e técnico da instituição com a causa.

Hilziane Brito, diretora do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC), ressalta a importância de aproximar esse programa da universidade “É incrível o trabalho desse Serviço. Eles irão nos ajudar a colocar nossos discentes com deficiência no mercado de trabalho”, relata.