Da UESPI para o mundo: novas histórias marcam o dia na Universidade

Por Giovana Andrade e João Fernandes

Hoje foi um dia de celebração dupla na Universidade Estadual do Piauí: a tradicional cerimônia de colação de grau do Curso de Letras – Inglês e a entrega dos diplomas dos 28 novos professores de Pedagogia do município de União, formados pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Diferentes histórias compõem esses momentos e uma delas é a de Keylane de Lima, a mais nova pedagoga. Ela compartilhou o enfrentamento de alguns desafios durante sua formação, incluindo uma gravidez de risco. No entanto, ao longo de todo o processo sempre teve o apoio dos professores da UESPI.

“Durante a formação, eu engravidei e minha gravidez foi de risco, o que obrigou a me afastar por um tempo. No entanto, tive a sorte de contar com o apoio dos professores, que estiveram ao meu lado e me forneceram toda a assistência necessária. Eles me enviavam os trabalhos, as provas, as atividades e eu conseguia dar conta de tudo. Atualmente, eu já me inscrevi para o meu segundo concurso através do PAFOR e estou aguardando os resultados. Meu objetivo é ingressar na área da Pedagogia”.

O Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa, esteve presente no momento parabenizando todos pela conquista. “Que este diploma possa não apenas impactar positivamente as suas vidas, mas também as vidas dos estudantes que forem influenciados por vocês. Que o município de União possa compartilhar essa alegria junto com vocês nesta ocasião de diplomação.”

O PARFOR é um programa emergencial instituído para atender demandas educacionais. Ele opera em colaboração entre a Capes, estados, municípios, o Distrito Federal e Instituições de Educação Superior. Na UESPI, o programa foi implementado em 2010 e contribui para a formação de professores na rede pública de Educação Básica no Piauí.

Cerimônia de entrega dos diplomas para os 28 recém-formados em Pedagogia.

Exemplo de dedicação

Aos 69 anos, Ernesto Daniel Ruggiero se forma mais uma vez, agora, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), demonstrando que a busca pelo conhecimento não tem idade. Natural de Buenos Aires, Ernesto traz uma história rica de dedicação e aprendizado, que se estende por várias décadas e diversas áreas.

Ernesto Daniel Ruggiero, se formou aos 69 anos

Sua primeira formação ocorreu na Universidade de Buenos Aires, onde concluiu cursos em Ciências Exatas e Matemáticas. “Sempre fui apaixonado pelo conhecimento. Minha formação inicial nas ciências exatas moldou minha carreira no comércio exterior, uma área em que trabalhei por muitos anos”, comenta.

Ele conta que a nova etapa de sua vida acadêmica começou com um desejo de explorar disciplinas humanas, algo completamente diferente de suas formações anteriores. “Decidi me dedicar em letras e inglês na UESPI, um idioma que sempre utilizei em minha atividade profissional. Queria aprofundar meu conhecimento e a experiência foi extremamente frutífera. Fiz intensas práticas docentes em escolas e colégios no estado do Piauí, o que também foi uma experiência muito válida”.

Ele destaca ainda que um dos pontos altos dessa jornada foi a convivência com os jovens universitários e a troca de experiências com a turma. “Foi uma experiência enriquecedora. Convivendo com a juventude e ensinando, pude reviver minhas épocas universitárias de uma forma muito intensa”, afirma.

Seu próximo passo é continuar se aprimorando e contribuindo com seu vasto conhecimento. “Sou de Buenos Aires, mas encontrei no Piauí um novo lar acadêmico. Agradeço à UESP por essa oportunidade incrível”, concluiu.