Por Priscila Fernandes

Os Cursos de Ludopedagogia e Metodologias Inovativas estão com pré-inscrições abertas. Os cursos de extensão serão totalmente on-line e os interessados deverão acessar o link do Google Forms e preencher o formulário de pré-inscrição.

Ambos os cursos ocorrem com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e acontecem entre os meses de julho e outubro. A metodologia terá um formato de Rodas de Conversa e oficinas temáticas síncronas realizadas no Google Meet e atividades assíncronas no Google Classrom.

Ludopedagogia na escola: (re)criando tempos e espaços de encantamento no processo ensino e aprendizagem

O Projeto de extensão de Ludopedagogia na escola objetivo promover oficinas de confecção de recursos pedagógicos lúdicos para a Educação Infantil. O curso acontece entre os dias 20 de julho e segue até 21 de setembro.

A presente proposta partiu da necessidade de ampliar as discussões a ludicidade no espaço escolar enquanto recurso pedagógico, buscando compreender como os professores podem adotar suas práticas pedagógicas mediadas pela Ludopedagogia. Diante dessas argumentações, entende-se que projetos de extensão que abordem esta temática podem contribuir para se repensar saberes e fazeres no espaço escolar onde a Ludopedagogia faça parte do currículo e seja efetivada no processo ensino e aprendizagem.

Com encontros semanais, a programação contempla temáticas relacionadas o lúdico, inventivo e criativo, além de conhecer o suporte teórica do tema e como isso pode ser aplicado em sala. A professora Zilda Tizziana, uma das idealizadoras do curso, aponta que o curso é destinado para acadêmicos do curso de Pedagogia e professores da Educação Básica que atuam na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental.

“Espera-se obter como resultados que, além da efetiva participação e interação dos envolvidos, as discussões realizadas e as proposições apresentadas sejam adotadas, respeitando-se as condições objetivas e o contexto de cada prática docente, e possam favorecer um novo olhar para a escola enquanto tempo e espaço de possibilidades lúdicas com intencionalidade pedagógicas”, ressalta.

O curso possui a certificação de 80 horas/aula. Realize sua inscrição.

Metodologias Inovativas: dinamizando o espaço da sala de aula virtual

Com a proposta de promover oficinas para professores da Educação Básica, abordando estratégias de ensino mediadas por diferentes Metodologias Inovativas, o curso em questão conta com uma programação rica em temáticas atuais e que abordam as novas ferramentas tecnológicas. A atividade acontece entre os dias 20 de julho até o dia 21 de outubro.

A realização do curso ampliará a compreensão sobre as Metodologias Inovativas e suas potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica e poderá enriquecer o processo de formação inicial de estudantes do Curso de Pedagogia desta IES.

A professora Zilda Tizziana também está na realização desse projeto. Ela conta que sentia a necessidade de ampliar as discussões sobre essa discussão e promover oficinas para professores da Educação Básica, abordando estratégias de ensino mediadas por diferentes Metodologias Inovativas.

“Pretende-se elucidar uma indagação sobre quais os conhecimentos teórico-metodológicos que os professores da educação básica possuem sobre Metodologias Inovativas. Buscamos levantar a seguinte questão: como aplicam esse conhecimento nas práticas de aulas remotas?”, indagou a professora.

A extensão possui 120 horas/aula. Realize sua inscrição.