Curso de Pedagogia: alunos promovem ação educativa e recreativa em comunidade de Bom Jesus

Por João Fernandes

Os alunos do sétimo período do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Bom Jesus, se uniram para levar um dia repleto de diversão e aprendizado à comunidade Corrente dos Matões, zona rural da cidade. A ação teve como objetivos desenvolver atividades lúdicas para as crianças e aproximar os futuros profissionais à sociedade.

Realizado no último final de semana, o evento foi organizado pelos discentes do Curso de Pedagogia com a coordenação dos professores Valdeney Lima e Dryelle Silva. Os futuros educadores se distribuíram em diferentes áreas de interesse. A atividade teve brincadeiras, contação de história, jogos e atividades artísticas para um público estimado em 52 crianças.

A aluna Isabella Barros, discente do 7° período, destaca que as atividades lúdicas são uma ferramenta importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. “Queríamos proporcionar momentos de alegria e muito aprendizado. Essas ações são de suma importância para o desenvolvimento social e cultural das crianças, sendo um fator facilitador da aprendizagem e expressão no espaço escolar, além de nos inserir neste ambiente”, acrescenta a aluna.

Os futuros pedagogos dedicaram-se integralmente à ação, colocando em prática todo o aprendizado visto em sala de aula. A professora Dryelle Silva comenta que as ações de extensão do Curso de Pedagogia são muito importantes, pois fortalecem a integração entre a Universidade e a comunidade externa e, com isto, os alunos podem conhecer outras realidades sociais e vivenciar experiências que podem possibilitar uma formação técnica, humana, cultural e social.

“Atividades são muito importantes, tendo em vista que os alunos precisam despertar os seus sentidos para as comunidades que estão ao redor da cidade de Bom Jesus. Além disso, essas atividades podem auxiliar na sensibilidade e potencializar a criatividade para planejar, elaborar e avaliar atividades importantes para o campo da Educação”, destaca a professora.

Confira outros momentos da ação