Curso de Medicina da UESPI alcança nota 4 no Conselho Estadual de Educação

Por Vitor Gaspar

O Curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) comemora a melhoria em sua avaliação, nota 4, conforme determinado pelo Conselho Estadual de Educação.

Docentes comemoram a meta alcançada e já projetam a próxima etapa: atingir a nota 5, pontuação máxima

Ao contrário do ENADE, que avalia os estudantes por meio de provas, a avaliação do Conselho Estadual de Educação concentra-se na análise dos processos e práticas da universidade, abrangendo desde a infraestrutura até a produção científica e o compromisso com a extensão universitária.

Em reunião na Direção do Centro, Reitor e Coordenador traçam estratégias para buscar a evolução para a próxima etapa

“O curso de Medicina da UESPI, na última avaliação, estava com a nota 3 e o nosso objetivo até o fim de 2024 é alcançar a nota máxima, que é de 5 pontos. Agradecemos a todos os professores do curso, os alunos, os funcionários e a Administração Superior que fazem parte dessa conquista”, afirma o coordenador do curso, Prof. Dr. Miguel Arcoverde.

Dr. Miguel Arcoverde agradecendo ao esforço da comunidade acadêmica para o alcance do resultado

Para o Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, esse resultado é fruto do trabalho dos professores,  estudantes e o esforço de cada um que participa da vivência da universidade.

“Isso representa o reconhecimento da qualidade do curso e a meta agora é buscar a nota 5. O Dr. Miguel está empenhado junto com a equipe de professores e dos estudantes para que a gente chegue ao nível de excelência desejado”.

O Reitor ressaltou o trabalho realizado por todos que fazem parte do curso de Medicina

Neste ano, foi realizado pela instituição um concurso para professores abrangendo quase todo o internato com o objetivo de fornecer um suporte essencial aos alunos. A previsão é de que os novos docentes assumam no próximo mês.

O Vice-Reitor, Dr. Jesus Abreu, que também é docente no curso de Medicina, afirma que essa vitória é coletiva. Ele destacou as dificuldades superadas nos últimos anos. Para ele foi muito importante  o empenho da Administração Superior na melhoria da infraestrutura, ressaltando as várias reformas já foram realizadas no CCS, com a expectativa para a reforma mais abrangente, que será com parte de um pacote de 66 milhões de reais.

“Tenho certeza que, na próxima avaliação, vamos subir mais um degrau e vamos ficar na situação que nossa instituição realmente merece. A nossa universidade tem esse histórico de formar bons profissionais para o Estado do Piauí e para o Brasil”.

O Vice-Reitor, além de professor do curso, já foi Diretor do Centro e vivenciou todo o processo de evolução

No próximo semestre, todas as salas de aula contarão com projetores e serão realizadas reformas nas instalações elétricas, hidráulicas, estruturais e de teto, a fim de proporcionar um ambiente mais adequado para que os alunos desenvolvam suas atividades e alcancem um nível de aprendizado que corresponda à excelência da instituição.

A Diretora do CCS, Profa. Dra. Fabiana Teixeira, conta que é com grande satisfação que a direção informa a evolução da nota do parecer do Conselho de Educação para o curso de medicina de 3 para 4. “O curso dispõe de mais de 90% do quadro docente composto por mestres e doutores, temos acessos aos hospitais do Estado, o que contribui para a prática durante a graduação. Além disso, os alunos e professores estão sempre desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão, assim como publicações, o que engrandece o curso”.

A professora ainda completa falando sobre algumas realizações recentes, como a inauguração do escritório Education USA, que trará grandes oportunidades para o corpo docente e discente, e algumas previstas para acontecer nos próximos meses, como a instalação de um novo laboratório de informática, a aquisição de data shows, upgrade do acervo da biblioteca e a contratação de técnicos e professores efetivos.

A Profa. Dra. Luciana Saraiva destaca que existe um trabalho com dedicação para aprimorar ainda mais a qualidade do curso de acordo com as áreas identificadas pela comissão de avaliação, em busca da nota máxima. Ela também ressalta a colaboração com os alunos que se preparam para a prova do ENADE, que terá o desempenho influenciado na pontuação do curso de Medicina.

“Conseguir a nota 4 foi uma grande conquista após um longo período com a nota 3. Ficamos muito felizes quando o Conselho Estadual de Educação nos avaliou e isso é resultado da qualidade do que os alunos compreendem e absorvem em termos de conteúdo, que também reflete na nota do curso”.

Progressos e conquistas

A importância dessa avaliação vai além dos números. Ela destaca o esforço contínuo da universidade em elevar os padrões de ensino. A melhoria da nota reflete o compromisso em atender aos mais altos padrões educacionais.

A formação de profissionais da medicina por instituições públicas pode ajudar a garantir o acesso universal a cuidados de saúde de qualidade. A saúde é um direito fundamental de todo cidadão, e a formação adequada de médicos auxilia a população na promoção do bem-estar e na redução das disparidades sociais.