UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Curso de Jornalismo promove evento sobre Educação Midiática: possibilidades interativas entre os cursos de Jornalismo e Pedagogia

Por Jésila Fontinele 

Foi realizado hoje, 13 de junho, no auditório do Palácio do Pirajá, o evento “Educação Midiática: possibilidades interativas entre os cursos de Jornalismo e Pedagogia”. A atividade foi idealizada pelos estudantes do 4º bloco de Jornalismo, com apoio do professor Daniel Solon, e contou com a participação dos professores Antônio Dias e Ohana Luize como palestrantes.

 

O evento teve como objetivo integrar os alunos dos cursos de Jornalismo e Pedagogia, uma junção desafiadora, mas que possibilitou a construção de narrativas para compreender os caminhos da educação midiática em contextos interdisciplinares. A iniciativa também visou envolver docentes e servidores do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CCECA). O professor Daniel Solon, responsável pela disciplina Crítica da Mídia, destacou que a proposta partiu dos próprios alunos, com a proposta de desenvolver uma temática com alguma intervenção social. “O grupo da disciplina resolveu ampliar a discussão e trazer um debate que envolvesse toda a comunidade universitária, especialmente os cursos de Pedagogia e Jornalismo”, afirmou.

A realização do evento representa um marco importante na promoção do diálogo  dentro da universidade, ao reunir estudantes e professores de áreas distintas, a iniciativa reforça a relevância da educação midiática como ferramenta crítica para a formação cidadã e profissional.  Para o professor Antônio Dias, a aproximação entre os cursos  que compartilham uma relação próxima é essencial, sobretudo nos contextos atuais. “A mídia chegou, ficou, e não vai sair. Então o que precisamos não é ignorá-la, mas conhecê-la, para podermos participar dela de forma crítica, consciente e com uma contribuição efetiva para a sociedade”, ressaltou.

A professora Ohana Luize também comentou sobre o debate realizado, destacando as questões, conceitos e teorias desenvolvidos desde a metade do século passado. “Dentro dessa intersecção entre educação e comunicação, como é o caso do Jornalismo, percebemos cada vez mais a necessidade de promover esse diálogo”, afirmou. Já o estudante Airton do curso de jornalismo, ressaltou a importância de realizar uma conversa entre os dois cursos, promovendo o diálogo entre educação e mídia, que são temas que se complementam. “Os dois professores vão trazer as perspectivas  dos cursos, pedagogia e jornalismo, e queremos ter essa conversa de como trazer essa discussão pra sala de aula” concluiu o estudante.