Por Jésila Fontinele
Foi realizado hoje, 13 de junho, no auditório do Palácio do Pirajá, o evento “Educação Midiática: possibilidades interativas entre os cursos de Jornalismo e Pedagogia”. A atividade foi idealizada pelos estudantes do 4º bloco de Jornalismo, com apoio do professor Daniel Solon, e contou com a participação dos professores Antônio Dias e Ohana Luize como palestrantes.
O evento teve como objetivo integrar os alunos dos cursos de Jornalismo e Pedagogia, uma junção desafiadora, mas que possibilitou a construção de narrativas para compreender os caminhos da educação midiática em contextos interdisciplinares. A iniciativa também visou envolver docentes e servidores do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CCECA). O professor Daniel Solon, responsável pela disciplina Crítica da Mídia, destacou que a proposta partiu dos próprios alunos, com a proposta de desenvolver uma temática com alguma intervenção social. “O grupo da disciplina resolveu ampliar a discussão e trazer um debate que envolvesse toda a comunidade universitária, especialmente os cursos de Pedagogia e Jornalismo”, afirmou.
A professora Ohana Luize também comentou sobre o debate realizado, destacando as questões, conceitos e teorias desenvolvidos desde a metade do século passado. “Dentro dessa intersecção entre educação e comunicação, como é o caso do Jornalismo, percebemos cada vez mais a necessidade de promover esse diálogo”, afirmou. Já o estudante Airton do curso de jornalismo, ressaltou a importância de realizar uma conversa entre os dois cursos, promovendo o diálogo entre educação e mídia, que são temas que se complementam. “Os dois professores vão trazer as perspectivas dos cursos, pedagogia e jornalismo, e queremos ter essa conversa de como trazer essa discussão pra sala de aula” concluiu o estudante.