UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Curso de história de Campo Maior realiza projeto de extensão que oferece suporte pedagógico durante exposição sobre a batalha do Jenipapo

Por Jésila fontinele

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do projeto de extensão História, Educação e Arte, desenvolve atividades pedagógicas, palestras e visitas guiadas aos alunos que participam da “Exposição a batalha do jenipapo“, em Campo Maior, na sede da ACALE, que teve inicio dia 23 de outubro com a colaboração dos alunos do bloco 1 e 7 do curso de história. Os horários da exposição são de 8 horas às 11:30 e  de 14 horas até 17:30.

Coordenado pelos professores Mara Lígia Fernandes e Ernani Brandão Júnior, o projeto tem como função oferecer um suporte pedagógico para os alunos do ensino básico durante a exposição a batalha do Jenipapo que fica aberto até amanhã, 30 de outubro.

A professora Mara Lígia destacou sobre o tema central, que busca observar sobre os episódios mais emblemáticos e trágicos durante as lutas de independência em 1823, a batalha do Jenipapo, conflito entre tropas portuguesas armadas e um exército de piauiense formados por vaqueiros, camponeses, e indígenas armados com foices e facões. “O projeto de extensão traz a oportunidade de aproximar a universidade da comunidade oferecendo um rico debate sobre a arte e a história do Piauí”, reforçou a professora.

O professor Ernani Brandão pontuou que a exposição é importante para consolidar a memória nas pessoas, comunidade e estudantes, além de promover e levar cultura, além de contribuir com acesso a arte e a educação. “A Batalha do Jenipapo é um tema importante para Campo Maior e para essa região, que é o território dos Carnaubais, um tema emblemático e simbólico, então é importante que tenhamos uma leitura artística, através de 38 telas de diferentes ângulos e temas”, concluiu o professor.

O estudante Eduardo Mendes ressaltou sobre muitos alunos não terem noção sobre o acontecimento de nível nacional, e que o suporte pedagógico tem como função fazê-los compreenderem com mais facilidade sobre esse acontecimento histórico. “Essas exposições de arte são importantes porque estabelecem uma comunicação entre os alunos e a comunidade com a arte, e nessa exposição possui diferentes estilos de pinturas que despertam a curiosidade de quem vê”.

No sábado (26), a orquestra sinfônica do lar da juventude, instituição publica envolvida com artes, juntamente com a coral, executaram uma música feita pelo maestro Aurélio Miguel da orquestra sinfônica de Teresina, sobre a batalha do Jenipapo.