UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Curso de Formação Política para mulheres inicia no dia 15 deste mês

Por Giovana Andrade

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Políticas de Gênero e Direitos Humanos (NUPIDH), chama a atenção para  o inicio da  IV Edição do Curso de Formação Política Para Mulheres, no dia 15 de setembro, às 8h30, que será realizado no Auditório do Núcleo de Formação de Servidores Antonino Freire (NUFAF). Com o objetivo de promover a capacitação e empoderamento das mulheres, este curso oferece uma oportunidade para aquelas que desejam aprofundar seus conhecimentos no campo político.

O curso conta com um quadro de 16 professoras especialistas, que ministrarão aulas  abordando temas que incluem políticas públicas, mercado de trabalho, empreendedorismo, noções de arbitragem, mediação e conciliação, direito constitucional, processo legislativo, noções de psicologia e direito eleitoral.

Esta iniciativa visa proporcionar um ambiente de aprendizado e capacitar as mulheres interessadas para desempenhar um papel ativo na esfera política e social. A Diretora do NUPIDH, Professora Esther Castelo Branco, compartilhou a motivação por trás do curso e enfatizou a importância de uma formação de qualidade que abrange diversas áreas e prepara as mulheres para um engajamento eficaz no cenário político.

“O objetivo é chamar a atenção para aquelas mulheres que estão envolvidas diretamente com a questão política, seja no âmbito partidário, assessoria, consultoria ou liderança comunitária, para se qualificarem do ponto de vista jurídico, além disso, as expectativas para o curso são as melhores, visto que teve uma boa aceitação”, afirmou a professora do Departamento de Ciências Jurídicas do CCSA.

As aulas terão uma abordagem híbrida, combinando aulas presenciais e virtuais. As presenciais ocorrerão na própria UESPI, no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, com o intuito de alcançar um público diversificado e inclusivo. A metodologia incluirá exposições e debates para uma experiência enriquecedora.

Com mais de 300 inscrições registradas, somando as outras edições, a iniciativa já formou mulheres que agora também integram o corpo docente. A IV Edição traz uma ampliação na oferta de disciplinas interdisciplinares, abrangendo tópicos que vão além do aspecto jurídico, como saúde da mulher, psicologia, empreendedorismo e políticas públicas.

Para mais informações e dúvidas, a coordenação do curso disponibilizou o e-mail:  nupidh@prex.uespi.br