Curso de Enfermagem realiza ação de sensibilização sobre Maio Amarelo

Por Giovana Andrade

Nesta semana, o Curso de Enfermagem do 8° bloco da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), do Centro de Ciências da Saúde (CCS – FACIME), realizou uma ação no cruzamento da Avenida Miguel Rosa com a Industrial Gil Martins, na esquina do SAMU. O objetivo foi sensibilizar sobre a importância da segurança no trânsito, tendo em vista a ocorrência do Maio Amarelo.

Turma do 8º bloco de enfermagem.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, que visa sensibilizar à sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONVS) o Brasil é o quarto país com maior número de acidentes de trânsito no mundo. A violência nas pistas atinge mais de meio milhão de vítimas, anualmente. A cada minuto, pelo menos uma pessoa fica inválida e a cada 12 minutos uma pessoa morre.

A ação foi pensada durante a disciplina de Enfermagem em Urgência e Emergência sob supervisão da Profª Dra. Isabel Cavalcante. De acordo com Iaggo Henrique, discente de enfermagem, durante o momento foram entregues panfletos referente à relevância da segurança no trânsito. “A atividade ocorreu, pela manhã, no semáforo do cruzamento da Avenida Miguel Rosa com a Avenida Industrial Gil Martins, um cruzamento bem movimentado e, segundo o Samu, acontecem colisões e acidentes com certa frequência”.

Entrega de panfletos referente à relevância da segurança no trânsito.

A Profª Dra. Isabel Cavalcante explica que em nossa cidade o pico de acidentes ocorrem no final de semana em decorrência do uso de bebidas alcoólicas, distração no trânsito e por falta de uso de equipamento de proteção. De acordo com ela o número de incidências aumenta a partir de quinta a domingo, no período da noite. ” No Brasil, a média dos envolvidos é de 5 a 37 anos, em Teresina de 18 a 38 anos. Em relação ao tipo de veículo envolvendo acidentes, geralmente, nós temos automóvel colidindo com motocicleta, por isso, acidentes envolvendo automóvel temos 42.62% e motocicleta 40%. Dessa forma, buscamos sensibilizar os condutores e famílias para não andarem com crianças soltas dentro do carro. Além desta ação, também iremos realizar uma atividade na Escola Municipal Prof Benjamin Soares de Carvalho, próximo ao SAMU, mostrando e ensinado sobre a escolinha de trânsito”.