UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Curso de Enfermagem da UESPI promove evento com exposição sobre Práticas Integrativas em Saúde

Por Jésila Fontinele

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi palco de um evento promovido pelo curso de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS), por meio da disciplina de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com a exposição Caminhos do Cuidar: Circuito de Práticas Integrativas.

Organizado sob a coordenação da professora Dra. Joelma Maria Costa, a iniciativa faz parte da disciplina de Práticas Integrativas em Saúde, vinculada ao Bloco 3. A docente destacou que o evento teve como objetivo construir conhecimentos e promover reflexões sobre as práticas no cuidado à saúde.  “Cerca de 85% dos terapeutas de Práticas Integrativas no Brasil são enfermeiros, ao realizar a mostra de Práticas Integrativas, os alunos se aproximam das PICS reconhecidas pelo SUS, e no futuro poderão atuar como profissionais da saúde”, pontuou a professora Joelma.

O evento contou com a presença de diversos terapeutas convidados, como Aglaênia Frota Moura Carvalho, Maria Áurea de Lima Cândido, Maria Lúcia de Fátima Barros Soares, Leonardo Silva Sena, Maria do Perpétuo Socorro Falta Silva, além da própria coordenadora, professora Dra. Joelma Maria Costa.

A docente de Enfermagem Beatriz Alves também destacou a organização do evento entre a turma e a professora, ressaltando o protagonismo dos alunos na atividade. “Cada aluno ficou responsável por apresentar uma prática, utilizando materiais que prepararam, como folders explicativos ou até mesmo trazendo profissionais da área para contribuir com a exposição”, ressaltou. Além disso, a  Profa. Joelma também enfatizou sobre os alunos não só construírem conhecimento, mas também conseguiram compreender e refletir sobre a importância das práticas.

Ao promover esse espaço de vivência, troca de saberes e construção coletiva do conhecimento, a atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de compreender, na prática, a relevância dessas abordagens no cuidado integral à saúde. Além de fomentar o protagonismo estudantil e a articulação entre teoria e prática, o evento reforça o papel do enfermeiro como agente fundamental na implementação e disseminação das PICS, ampliando o olhar sobre o cuidado e valorizando a humanização nos serviços de saúde.