Por Jésila Fontinele
O curso de Biologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou uma semana repleta de atividades e ações que compõem as boas-vindas aos novos alunos do curso, no campus Torquato Neto. O evento, que teve início no Palácio do Pirajá, no dia 04, encerrou hoje (06) com uma campanha de doação de sangue no Hospital São Marcos.

O curso de Biologia já é tradicionalmente conhecido por suas ações ao longo do semestre, especialmente voltadas para calouros e veteranos no início do período letivo, com atividades que vão desde palestras até mesas-redondas. Neste novo início de 2025.2, as ações se estenderam também para uma campanha de doação de sangue.
“Acho que vai ser bem legal o restante da recepção e os próximos eventos“. Foi dessa forma que a caloura Sabrina, presente na recepção, iniciou suas falas sobre a expectativa para o início do novo semestre. Ela também destacou a importância da integração promovida já no primeiro dia, evidenciando o valor da apresentação do curso e dos professores. Já a aluna Iara ressaltou a recepção calorosa, com a presença de professores e do reitor da universidade. “Sinto que o acolhimento foi muito receptivo, as pessoas nos receberam bem e mostraram que dentro da universidade há diversas atividades. Tenho certeza de que os próximos anos serão cheios de surpresas e novas experiências”, concluiu.

Estudante Sabrina

Estudante Iara
A professora e coordenadora do curso, Maria Gardênia Sousa, destacou o objetivo de integrar os novos alunos de forma acolhedora e consciente, rompendo com práticas de trote violento, além das atividades como a inauguração de um herbário e a campanha de doação de sangue que promoveram o engajamento acadêmico e social, aproximando os calouros da pesquisa, da comunidade universitária e da responsabilidade social. “A inclusão de uma ação como a doação de sangue demonstra um compromisso com a responsabilidade social e com a formação de profissionais mais humanizados. Essa atividade vai além do conteúdo acadêmico e incentiva os alunos a serem agentes de mudança na sociedade, alinhando a Biologia com a saúde e o bem-estar coletivo”, ressaltou a professora sobre a iniciativa.
O vice-presidente do Centro Acadêmico, Luis Henrique, comentou sobre a correria na organização do evento e destacou o centro como uma entidade ativa, mesmo diante das dificuldades, contou com o apoio dos professores, da instituição e da coordenação. “Esse evento é muito importante para que os calouros se sintam acolhidos e possam se conectar com os professores, com entidades como a UESPI, representada pela presença do reitor e com os veteranos”, concluiu. A estudante Júlia, também caloura de Biologia, descreveu o momento como caloroso e ressaltou que espera que seja uma experiência incrível, com boas expectativas para que tudo dê certo.

vice-presidente Luis Henrique

Estudante Júlia
A programação do inicio do novo semestre buscou não apenas apresentar a estrutura acadêmica, mas também despertar o senso de pertencimento e engajamento com a universidade. Com o encerramento marcado por uma ação solidária, a campanha de doação de sangue, o curso de Biologia reforça seu compromisso com a formação cidadã, integrando ciência, acolhimento e responsabilidade social em cada etapa da jornada universitária.

