Por Jésila Fontinele
O projeto de extensão Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras (NUDCA), coordenado pelas professoras Marissol Soares e Ermínia Medeiros, é desenvolvido pelo curso de administração da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Picos. A empresa júnior está localizada na Avenida Senador Helvídio Nunes, bairro Junco, com funcionamento das 8h às 12h.

A iniciativa abraçada pelos profissionais do curso, partiu da professora Marissol Soares, por meio de suas vivências profissionais ligadas às áreas de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional. A professora Ermínia Medeiros destacou que, ao receber o convite para integrar o projeto, imediatamente manifestou interesse, a fim de colocar a ideia imediatamente em forma. “Esse projeto tem como foco atender em um primeiro momento os alunos do curso de Administração. Depois, será estendido a todos os cursos do campus e em uma terceira etapa, ao mercado, que é onde realmente pretendemos firmar nossas parcerias”, ressaltou a professora.
A professora Marissol Soares falou sobre o projeto NUDCA, que busca agregar à formação acadêmica e ir além do conteúdo teórico das disciplinas, para oferecer vivências práticas aos estudantes sobre as exigências do mercado de trabalho. “Ao promover orientação de carreira, capacitação técnica, comportamental, e conexões estratégicas com empresas locais, o projeto ajuda a transformar o conhecimento adquirido em sala de aula em competências aplicáveis, fortalecendo a empregabilidade e preparando o aluno para transitar com segurança do ambiente acadêmico para o profissional.”
Além disso, ela também explicou que, no aspecto profissional, há a ampliação de oportunidades e a inserção no mercado de trabalho, além da conexão direta com empregadores locais. Já no âmbito pessoal, o projeto contribui para a construção de autoconfiança, clareza e autonomia na tomada de decisões, bem como para o desenvolvimento de fatores que refletem positivamente nas relações interpessoais e na satisfação com a própria trajetória.
O professor Thiago Assunção pontuou sobre a contribuição e impacto do projeto, na qual se propõe a fazer a mediação entre o funcionário e o empregador de maneira mais rápida, em suas palavras ele descreveu a oportunidade no mercado de trabalho com um custo praticamente zero. ” O impacto maior vai estar na disseminação das informações sobre oportunidades de emprego e em um segundo momento nas ações de capacitação que irão ocorrer pelo NUDCA, alinhando a necessidade das organizações ao que os alunos da UESPI e demais profissionais estão dispostos a aprender” concluiu.
O NUDCA tem como objetivo atender discentes e profissionais, contribuindo para a trajetória profissional por meio de orientação de carreiras personalizada, mapeamento de perfil comportamental, elaboração de currículos, além de minicursos, oficinas e conexões estratégicas com atendimentos individuais e em equipe.
A professora Ermínia ressalta que o núcleo pretende oferecer minicursos e oficinas presenciais e virtuais, na qual tem inicio em setembro com a elaboração de currículo vídeo, promovendo a troca de experiências entre alunos e mercado, criando um banco de talentos, estabelecendo parcerias com empresas para estágios e empregos e fortalecendo a conexão com o empresariado local. “Estreitar essa relação, aproximar a universidade do mercado, o núcleo tem um papel estratégico nesse processo, tanto na formação pessoal e profissional, quanto na inserção dos alunos no mercado”, destaca.
A coordenadora do projeto Marissol, conclui enfatizando que o NUDCA fortalece a rede de apoio entre universidade, empresa e sociedade. “Para a comunidade acadêmica, é uma oportunidade de integrar ensino, extensão e prática, consolidando a missão social da UESPI. Para a comunidade externa, representa acesso ao conhecimento, mão de obra qualificada, inovação em processos de seleção e a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento econômico regional”.