Corpo de dança da UESPI encanta com o espetáculo “Pelas Margens”

Por Roger Cunha

O Corpo de Dança da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) apresentou o espetáculo “Pelas Margens” no Teatro 4 de Setembro, em Teresina na ultima terça-feira (17/09). A apresentação ofereceu uma emocionante homenagem à cultura dos ribeirinhos piauienses, combinando dança e contação de histórias para abordar as tradições e os desafios enfrentados pelas comunidades às margens do rio Parnaíba.

Corpo de dança da UESPI no espetáculo ‘Pelas Margens’

A Professora Renata Batista dos Santos Pinheiro, coordenadora do Corpo de Dança da UESPI, destacou que a apresentação de “Pelas Margens” proporcionou ao público uma experiência imersiva que os levou a uma viagem fictícia pelas margens do rio Parnaíba. Ela ressaltou que, por meio de versos de poesia e da dança, o espetáculo permitiu aos espectadores um aprofundamento na cultura piauiense, abordando temas como história, regionalismo, identidade e cultura local. Segundo ela, a recepção do público foi extremamente positiva, pois o espetáculo conseguiu conectar as pessoas com suas raízes culturais e proporcionou uma rica experiência de aprendizado sobre a região.

“Durante a montagem e os ensaios do espetáculo ‘Pelas Margens’, enfrentamos desafios relacionados à agenda de outras apresentações, o que às vezes atrapalhou nossa construção. No entanto, com foco e determinação, conseguimos superar esses obstáculos e aprimorar a performance final”

Uma homenagem à cultura dos ribeirinhos piauienses

A criação e execução do espetáculo “Pelas Margens” foi um processo colaborativo, envolvendo ativamente os alunos em cada etapa. “Desde a pesquisa prévia sobre a cultura local até a escolha da música e a montagem das coreografias, todos os participantes contribuíram para as diversas etapas da criação. Cada aluno trouxe suas ideias e perspectivas, o que foi fundamental para enriquecer o espetáculo e evidenciar a importância da colaboração no processo criativo”.

A coordenadora do corpo de dança enfatizou que o espetáculo “Pelas Margens” trouxe ao Corpo de Dança da UESPI uma significativa carga de valor cultural, além de uma compreensão mais profunda e um sentimento de pertencimento à cultura piauiense. Ela acredita que o espetáculo não apenas enriqueceu o repertório artístico do grupo, mas também fortaleceu a conexão com as tradições locais, proporcionando uma nova perspectiva e valorização da cultura regional.

Ela ainda indicou que, após a apresentação de “Pelas Margens”, o Corpo de Dança da UESPI começará um novo projeto com o objetivo de apresentar, pelo menos um espetáculo anualmente. Ela destacou que a meta é manter um ritmo constante de produções e continuar contribuindo com a cena cultural, promovendo novas experiências artísticas e fortalecendo o repertório do grupo.

O espetáculo focou na cultura ribeirinha

Rony Souza, integrante do Corpo de Dança da UESPI, compartilhou sua experiência pessoal ao participar do espetáculo. “’Pelas Margens’ foi um espetáculo idealizado por todos os integrantes do corpo de dança com o objetivo de mostrar ao público nosso trabalho e a missão do Corpo de Dança da UESPI, que é preservar e promover a cultura piauiense. Foi uma experiência incrível, marcada por intensos estudos, conversas e práticas para garantir que tudo saísse perfeito”.

Ele também explicou que não é possível identificar uma única parte da coreografia que melhor expressou a mensagem do espetáculo “Pelas Margens”, pois cada segmento trouxe uma mensagem importante e interligada. Ele destacou que a diversidade cultural representada no espetáculo se conecta de forma harmoniosa, como exemplificado na coreografia final, que simboliza a fusão de culturas, representada pelo rio que se encontra e deságua no mar.

“É uma sensação inenarrável colocar em palavras o sentimento de levar uma mensagem ao público através dessa arte maravilhosa que é a dança. Trabalhar com temas como a vivência de povos indígenas, negros e ribeirinhos, além dos trabalhadores que contribuíram para o crescimento das cidades ao longo do rio Parnaíba, foi extremamente significativo.”

Espetáculo “Pelas Margens”, criando pelo Corpo de Dança da UESPI

Para Rony, a dança proporcionou uma forma única de transmitir essas mensagens culturais e estabelecer uma conexão emocional com o público, destacando a importância de comunicar essas histórias e tradições de maneira impactante e autêntica.

A seleção para o Corpo de Dança é feita por meio de um edital específico, que estabelece os critérios e o processo para a adesão ao grupo. As inscrições são abertas para alunos da UESPI e também para membros da comunidade externa, com vagas pré-estabelecidas no edital. O processo seletivo é realizado a cada dois anos, com possibilidade de renovação por mais dois anos. “O edital é uma oportunidade para descobrir novos talentos e garantir que os membros do grupo possuam as habilidades necessárias para a nossa proposta cultural. Buscamos pessoas com experiência prévia em dança, que estejam dispostas a contribuir para a preservação e valorização da cultura piauiense”, ressaltou a Professora Renata Batista dos Santos Pinheiro, coordenadora do Corpo de Dança da UESPI.

Sigam o Corpo de Dança no instagram: @cduespi_the

O Corpo de Dança da UESPI se destaca por seu enfoque na dança cultural, especialmente na cultura piauiense. “Trabalhamos com estilos de dança que representam as tradições locais, proporcionando uma rica experiência tanto para os participantes quanto para o público. Nossos espetáculos são uma forma de celebrar e promover a cultura do Piauí”, explica a Professora.

Os integrantes do Corpo de Dança têm a chance de se apresentar em eventos e espetáculos que destacam a riqueza cultural do Piauí. Além de promover a cultura local, o grupo oferece aos seus membros uma plataforma para desenvolver habilidades artísticas e ampliar suas experiências no campo da dança.