Coral da Uespi participa de concerto musical “Requiem” em Teresina

Por Luana Rakel

Nos dias 24 e 25 de maio, o Coral da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) participa do concerto “Requiem”, em Teresina, no Cineteatro da UFPI, às 18h00, e na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, às 19h00. A entrada é gratuita e o público terá a oportunidade de vivenciar uma emocionante experiência musical e espiritual.

O “Requiem” é uma obra musical baseada na missa de mortos da Igreja Católica. Composta por Gabriel Fauré entre 1887 e 1890, ela foi escrita para homenagear sua falecida mãe. Este Requiem se destaca pela leveza com que Fauré concebe a morte, retratando-a como um processo natural e tranquilo. Ele compôs as melodias de forma a transmitir uma passagem serena desta vida para a vida eterna.

O evento ocorre através de parceira entre o Coral da UESPI, Madrigal Vox Populi e o Coral da UFPI.

Pedro Furtado, regente do Coral da UESPI, destaca a importância dessa participação. “Participar de um projeto como esse, cantando um repertório erudito e referência no mundo todo, possibilita crescimento artístico, técnico e musical para os cantores, colocando-os em outro patamar de aprendizado. Haverá trocas de experiência com outros cantores e vivências musicais enriquecedoras, como a experiência de cantar acompanhados de um grupo orquestral, receber dicas técnicas de sonoridade e ensinamentos que extrapolam a vivência musical. Isso ressoa no social, promovendo disciplina, atenção, responsabilidade, autoestima e outros benefícios, tudo entrelaçado no processo.”

A preparação do Coral da Uespi para a grande apresentação envolveu um trabalho conjunto com o Madrigal Vox Populi e o Coral da UFPI, focado no ensino de técnica vocal adequada ao gênero lírico da peça. Os ensaios do Coral da Uespi ocorriam duas vezes por semana, com duração de duas horas cada, proporcionando tempo suficiente para que todos os coralistas aprendessem o repertório. Ao final dessa etapa, uma seleção foi realizada para escolher os cantores mais seguros para participar do grande coro. Durante esse processo, foram ensinados a pronúncia correta do latim, bem como as técnicas respiratória e vocal essenciais para o projeto.

O regente ainda ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento artístico da cidade. “A participação do Coral da UESPI nesse projeto traz crescimento técnico-musical para os cantores envolvidos, amadurecendo seus fazeres artísticos e possibilitando que eles ofereçam um melhor resultado artístico para a cidade. Nesse sentido, o Coral da UESPI contribui para colocar Teresina no cenário musical de qualidade, executando música de concerto da melhor qualidade e ofertando isso à sociedade piauiense, carente de música desse nível”, afirmou.