ContaPraGente: aluna explica sobre o funcionamento e benefício de Biodigestores econômicos

Por Liane Cardoso

Nesta quarta-feira (07) aconteceu mais um Live do #ContaPraGente no canal do Youtube UESPI Oficial. A estudante Karolayne Caetano, acadêmica do curso de Agronomia, explicou como ela e outros discentes desenvolveram dois modelos de Biodigestores econômicos para pequenas e médias propriedades rurais.

Logo no começo da transmissão a aluna esclareceu o que é um Biodigestor e como ele funciona. Algumas imagens dos modelos de Biodigestores concebidos pelo projeto também foram apresentados. A jovem aproveitou o espaço para comentar sobre os benefícios que esse equipamento traz para os produtores.

O público também interagiu através do chat ao vivo

“Com esse equipamento nós aproveitamos os dejetos oriundos da produção agrícola, evitando assim o desperdício. Além disso, o biofertilizante gerado serve para adubação das plantas e o Biogás serve como gás de cozinha”, disse a futura agrônoma.

Durante a Live, um vídeo mostrando o funcionamento e a utilidade do equipamento também foi exibido. O morador Antônio João, que reside na propriedade onde o 1º modelo de Biodigestor encontra-se instalado, mostra no vídeo como acontece o trabalho com a ferramenta. Ele também comenta sobre os resultados que está beneficiando sua residência.

“No começo estávamos na dúvida se o projeto ia funcionar ou não, mas hoje sabemos que funciona. Nós já estamos economizando mensalmente o valor do gás de cozinha, pois há 8 meses o biodigestor já está rendendo gás para nossa casa”, disse Antônio durante sua demonstração no vídeo.

“É interessante perceber como é simples o funcionamento e a construção, e como isso faz a diferença na vida dos pequenos agricultores”, comentou Karolayne.

Em breve, o grupo lançará um manual para os agricultores terem acesso as informações necessárias sobre os modelos de Biodigestores.  Assista a Live completa no canal do Youtube da UESPI Oficial.