Conhecendo a UESPI: A pesquisa na UESPI através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROP)

Dentro da Campanha “Conhecendo a UESPI”, vamos tratar sobre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), que é a pasta que trata dos cursos de pós-graduação, mestrado e especialização, além dos assuntos relacionados à pesquisa na instituição, coordenando grupos e projetos e gerenciando editais como o PIBIC.

A PROP possui a Coordenação de Pesquisa, que possui ainda o setor de Divisão de Planejamento e projetos; e a Coordenação de Pós-Graduação, que é responsável pela Divisão de Diplomação e Certificação e as Coordenações Stricto Sensu.

O Pró-Reitor Rauirys Alencar comenta que a pasta tem o papel de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico da universidade por meio de projetos e editais de pesquisa. “Ao incentivo de novas pesquisas, acompanhar os editais externos e lançar edital interno para a participação de docentes e discentes, além disso, também trabalhamos com a concessão de bolsas internas, como bolsas para iniciação cientifica, para a inovação tecnológica”, pontua o Pró-Reitor.

COORDENAÇÃO DE PESQUISA

O Professor Gustavo Gusmão, que é responsável pelo Departamento de Pesquisa, destaca que a sua pasta procura incentivar, apoiar e supervisionar às atividades de pesquisa fornecendo subsídios técnicos e orientações na elaboração de projetos. Ele ressalta a valorização da pesquisa através dos Programas de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica (PIBIC/PIBITI).

Dentro do Departamento de Pesquisa tem a Divisão de Planejamento e Projetos (DPP), que está sob a coordenação da professora Nayanna Pinheiro. Ela comenta que a DPP é responsável pelo cadastramento dos grupos de pesquisa e dos projetos vinculados ao docente ou pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) junto ao CNPq e SIGPROP.  “É uma divisão importante para o acompanhamento e realização dos projetos submetidos”, conta a professora.

E-mail de contato do Departamento de Pesquisa:   departamento.pesquisa@prop.uespi.br

E-mail de contato do Divisão de planejamento e projeto: propdpp@uespi.br

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÕES

A outra frente em que a PROP trabalha é op Departamento da Pós-Graduação. O Pró-Reitor explica que são divididas em lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrados e doutorados).“Atualmente, temos dez programas de mestrados e estamos pleiteando nosso primeiro doutorado junto a CAPES”, diz o Pró-Reitor.

O Departamento de Pós-Graduação (DDPG) tem como Diretor o professor Pedro Pio Fontineles. A pasta procura ampliar a oferta dos cursos de pós-graduação, além de incentivar docentes e técnicos quanto a qualificação.

“Suas principais funções são incentivar e orientar a criação de cursos novos, inclusive por meio de convênios e parcerias interinstitucionais, acompanhar e estimular o aprimoramento dos cursos ofertados e a integração entre graduação e pós-graduação”, pontua o professor Pedro Pio.

O chefe da Divisão de diplomação e certificação (DDC) é Francisco Alberto Vieira,  que explica que esse setor procura dar apoio às coordenações dos cursos de pós-graduação, faz atendimento aos professores para sanar dúvidas acerca das construções de projetos e recebe e analisa projetos dos cursos de Especialização e de Residências. Além de cuidar dos processos de expedição de certificados e diplomas para os alunos da pós-graduação.

E-mail de contato do Departamento de pós graduação: dpg@prop.uespi.br

E-mail de contato Divisão de diplomação e certificação (DDC): ddc@prop.uespi.br

METAS DA PROP

A PROP estabeleceu algumas metas para os próximos anos e dentre elas estão o fortalecimento e engajamento da comunidade acadêmica estabelecendo parcerias com órgãos públicos e privado, além de instituir Comissão Pedagógica para acompanhar os índices de evasão, reintegração e reprovação na Graduação e Pós-Graduação, para assim programar ações no sentido de  reduzir esses índices.

Outra frente é expandir as atividades de pesquisa em diversas áreas, incentivado a produção e as publicações científicas. Melhorar ainda mais a qualificação da comunidade ueapiana também é uma meta da Pró-reitoria, por isso, parcerias e projetos próprios de mestrado e doutorado estão sendo analisados.