UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Confira mais sobre o minicurso “Escrita Acadêmica Para Alunos Inseridos no Contexto do PIBIC”

Por Anny Santos

Curso de Letras Português do campus Clóvis Moura, juntamente com o Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, realizou palestras no último sábado (13) referentes ao minicurso “Escrita Acadêmica Para Alunos Inseridos no Contexto do PIBIC”.
Participam das atividades alunos, bolsistas ou voluntários, de algum projeto no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com o intuito de aprimorar a produção de textos e redação de projetos de pesquisa.

Para a Profa. Shirlei Marly Alves, uma das coordenadoras do Projeto de Extensão e umas das ministrantes das aulas e palestras, a escrita na universidade é uma necessidade imprescindível, sendo que, muitas vezes, se torna um grande obstáculo para os graduandos participarem de forma adequada dos diálogos que caracterizam as interações acadêmicas.

“Isso porque se trata de uma prática de linguagem do cotidiano de muitas disciplinas dos diferentes cursos e também condição para participar de eventos acadêmicos ou submeter trabalhos a publicações. Esse é um projeto piloto coordenado por mim e pela Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo, a partir de pesquisas desenvolvidas com foco no letramento acadêmico. Contamos ainda com a colaboração da técnica Mestra Genilda Vieira Rodrigues, também pesquisadora interessada no letramento”, destaca.

Realizado de forma hibrida (presencial e online), as aulas contam com encontros presenciais quinzenais, onde os participantes desenvolvem atividades de acordo com a disponibilidade, no ambiente virtual, dentro dos prazos estabelecidos.

Já para Pedro Lucas Soares Campêlo, monitor do minicurso e aluno do 5° período do curso de Letras Português, as atividades realizadas serão de grande valia ao alinhar a teoria aprendida com a prática de escrita acadêmica. Como nem todos têm a oportunidade de aprender sistematicamente a dominar os gêneros textuais dessa esfera, o projeto de extensão busca contribuir para esse aprendizado com foco no resumo científico.

Achei a experiência bastante enriquecedora, ao passo que a gente pôde conhecer os objetivos e benefícios do curso, além dos anseios de cada um dos que estavam ali presentes, do que gostariam de participar, conhecer, das áreas específicas de cada um, até porque o curso é formado por estudantes de outros cursos, não somente de Letras. Vai ser bastante proveitoso para cada um de nós, porque vai contribuir muito para melhorar o nosso desempenho estudantil e a nossa atuação prática durante a graduação”, finaliza.