Confira mais sobre o “I Fórum Mulheres na Ciência” do CCN

Por Anny Santos

“I Fórum Mulheres na Ciência – A História da mulher na Ciência”, organizado pela UNIÃO CCN, entidade representativa dos Centros em ações unificadas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, encerra sua programação nesta quarta-feira (23), sendo aberto a todos que se interessam pela temática.

O I Fórum Mulheres na Ciência é coordenado e organizado pela UNIÃO CCN com o apoio dos professores Dr. Alessandro Wilk Silva Almeida e Ma. Maria Rosário de Fátima Ferreira Batista do curso de Matemática. O evento visa contribuir para a conscientização, a valorização e a promoção da participação das mulheres nas áreas científicas, criando um ambiente mais igualitário e inclusivo para todas as pessoas interessadas em seguir carreiras científicas.

A professora Lilane de Araújo, docente do curso de Licenciatura em Matemática, ministrou, na manhã desta terça-feira (22), seguindo o cronograma do evento, a palestra “Sustentabilidade: um  olhar para cadeia produtiva da Opala de Pedro II, Piauí“. Segundo ela, é importante realizar discussões sobre a temática do evento, trazendo mulheres a frente de trabalhos e pesquisas para mostrar aos discentes como é fazer um trabalho científico e como a participação das mulheres é de grande importância e relevância nas Ciências. “Além disso, falei sobre sustentabilidade e mostrei o passo a passo do desenvolvimento da pesquisa científica no âmbito acadêmico”.

Os participantes estão tendo a oportunidade de conhecer a história das mulheres na Ciência, participar de palestras científicas, oficinas e feiras científicas, além de debaterem sobre os direitos das mulheres em todos os âmbitos científicos por meio de mesas-redondas.

A aluna Yonara Oliveira, do 1° período do curso de Bacharelado em Biologia, destaca a importância de participar de eventos que demonstrem a relevância histórica e atual das mulheres em áreas que são majoritariamente “masculinas”, onde a presença de mulheres ainda parece escassa. “Debater essas desigualdades e reafirmar que podemos ocupar todos os locais é muito importante. Ontem e hoje, aprendemos sobre várias temáticas e, principalmente, sobre a história de mulheres brasileiras e piauienses que ocuparam e ocupam esses lugares”.

A iniciativa surgiu em novembro de 2022, em uma conversa entre os centros acadêmicos do Centro de Ciências da Natureza (CCN). A proposta foi unificar os eventos e criar uma entidade denominada UNIÃO CCN, que agora é responsável por ações unificadas no CCN e é formada pelos CA’s de Matemática, Química, Biologia e Física.

Confira o cronograma de encerramento do evento: