Confira detalhes do I Seminário de Agricultura Sustentável do Piauí

Por Clara Monte

Na manhã desta quarta-feira(01), a Coordenação do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Teresina, promoveu o I Seminário de Agricultura Sustentável do Piauí. O evento aconteceu no Auditório do Geratec, campus Torquato Neto.

I Seminário de Agricultura Sustentável do Piauí

A Coordenadora do curso, Professora Helen Cristina de Arruda, explicou que a ideia da ação surgiu como uma homenagem ao Dia do Engenheiro Agrônomo, que foi dia 12 de outubro. No entanto, com o objetivo de destacar o curso, foi decidido promover o evento com um foco específico na agropecuária, que é um tema atual e essencial para a região conhecida como MATOPIBA.

A coordenadora do curso, Professora Helen Cristina de Arruda

“A região do MATOPIBA é conhecida por sua prática de agricultura em larga escala e de maneira intensiva, tornando assim o tema da agropecuária altamente relevante e atual não apenas para os agrônomos, como também para todos que trabalham nesse campo. Em relação as vagas de inscrição do evento, todas foram preenchidas não apenas por alunos da UESPI, mas também por participantes de outras instituições e profissionais que já atuam na área. Esse fato destaca a importância do tema e a necessidade de abordá-lo em discussões mais aprofundadas”.

Um dos palestrantes da ação, o Dr. Rafael Maschio, Diretor Executivo da Aprosoja Piauí, foi convidado pela coordenação do curso para abordar o tema da sustentabilidade na produção agropecuária. De acordo com ele, eventos com essa proposta têm o potencial de despertar maior interesse dos alunos pelos tópicos discutidos e também esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho na área.

Dr. Rafael Maschio, diretor executivo da Aprosoja Piauí

“Na palestra, destacamos a importância da agricultura e agropecuária para o estado do Piauí, com ênfase em cultivos como soja e milho, e seu impacto no desenvolvimento socioeconômico. Também relacionando esses temas na perspectiva da sustentabilidade ambiental, ressaltando sua relevância para os produtores em suas práticas agrícolas. Além disso, explicando as perspectivas futuras desse segmento, que se destaca como o que mais cresce, contribuindo significativamente para o valor bruto do Piauí e a geração de empregos”.

Comunidade acadêmica presente no evento

Isis Conceição Barbosa, aluna organizadora, compartilhou que esta foi sua primeira experiência na contribuição para a organização de um evento relacionado ao seu curso. Ela explicou que ajudou na divulgação, na produção de materiais, como folders e card. Durante sua participação, ela percebeu a importância da divulgação na promoção do curso e os benefícios associados a essas oportunidades.

Alunos organizadores do evento

“Esse evento trouxe visibilidade para o curso de Agronomia, juntamente com os temas destacados durante as palestras. Além da experiência da organização, eu e meus colegas tivemos a oportunidade de aprender mais e adquirir conhecimentos de profissionais que já estão atuando no nosso mercado de trabalho”.