Confira como foi o Ciclo de Atividades Culturais e Desportivas (CACUDE)

Por Giovana Andrade

O curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveu mais uma edição do Ciclo de Atividades Culturais e Desportivas (CACUDE), que aconteceu setor esportivo do campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, nos dias 6 e 7 deste mês .

Organizada pelo 3 período de Educação Física, o CACUDE contou com as modalidades Atletismo, Voleibol e Futsal e teve por objetivo convidar a sociedade para dentro da universidade, bem como proporcionar uma ampliação de conhecimento, em especial, para os discentes da organização como para quem se inscreveu para participar.

Turma do terceiro bloco de Educação Física.

Maria Renéia da Silva, líder da turma e uma das organizadoras, explica que o evento é de importância mútua para a integração dos participantes.”Por meio do CACUDE, podemos interagir tanto com alunos de outros cursos da instituição, bem como alunos de outras instituições de Ensino Superior”.

O CACUDE é reconhecido por reunir atletas e estudantes de diversas áreas, proporcionando momentos de diversão, aprendizado e troca de experiências. Com o objetivo de fortalecer a cultura esportiva na universidade, o evento busca criar um ambiente inclusivo onde a paixão pelo esporte e o trabalho em equipe sejam valorizados. O professor responsável pela organização é o Docente Galba Coelho Carmo, encarregado da disciplina “Organização de Eventos Esportivos e Recreativos”, que coordena a preparação e execução do evento.

Ao sediar o CACUDE, a UESPI fortalece a cultura esportiva entre seus alunos e proporciona oportunidades para que os estudantes de Educação Física possam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, o evento promove a integração entre estudantes de diferentes cursos e universidades, estimulando o espírito de cooperação e o trabalho em equipe.

Andressa Mineu, também aluna do 3 bloco, relata que foi uma grande experiência, tanto quanto somatória no que se refere a adquirir experiência de como organizar e administrar um evento. “Quanto aos dias de competições, não só supriu nossas expectativas como também nos surpreendemos com os retornos positivos, feedbacks dos participantes, que parabenizavam a equipe de organização e a própria universidade por dar essa oportunidade aos discentes. As equipes e atléticas de outras instituições já estão nos questionando quando terá outra competição como essa, pois eles dizem que farão questão de participar novamente. Graças a Deus,  concluímos o evento e estamos satisfeitos com os resultados. Agradecemos ao nosso professor e amigo, Galba Coelho que nos orientou e auxiliou durante todo o processo”.

Pista de atletismo: Você sabia?

Você sabia que a pista de atletismo da UESPI foi inaugurada em 2021 e possui 400 metros e oito raias em uma área de cinco mil metros quadrado sendo a quinta do país a receber certificação nível 2 da Associação de Federação de Atletismo.
Isso classifica a pista para competições como corridas rasas, arremessos de pesos, lançamentos de discos, martelo e dardo, maratona, provas de revezamento e corrida. Para sediar competições maiores como Olimpíadas, Pan-Americanos e campeonatos mundiais, é necessário certificação nível 1.