UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Confira como foi a participação da UESPI na Campus Party e CITER

Por Giovana Andrade

A Universidade Estadual do Piauí marcou presença em dois grandes eventos nas últimas semanas: a Campus Party, o maior festival de tecnologia, empreendedorismo e ciências, realizado em Teresina, e a CITER, Conferência Internacional de Energias Renováveis.

Ambos os eventos impactaram positivamente toda a comunidade docente e discente. Na campus Party foram apresentadas pesquisas, maquetes e protótipos desenvolvidos por alunos e professores. Além desse espaço, alguns professores também apresentarão seus projetos no espaço do Campus Future. O Professor Reginaldo esteve presente apresentando dois projetos, um de hidrogênio e outro de células solares, ambos idealizados pelo Grupo de Estudos em Energias Renováveis e Tecnologias em Catálise (GrEEnTeC).

“No laboratório Geratec tem alunos de mestrado e doutorado que trabalham com semicondutores para preparar células solares, então levamos essas células solares para demonstrar e explicar um pouco sobre como são feitas e o princípio de funcionamento das células solares no laboratório. Outro projeto está dentro da linha de produção de hidrogênio, chamado hidrogênio verde. Levamos  dois tipos de processos de produção de hidrogênio. Um deles é o fotoeletrocatálise, que é diferente do método convencional de eletrólise da água. Neste método, usamos a luz como auxiliar na quebra da molécula de água, para produção de hidrogênio. Também levamos uma célula eletrólise, que é o método mais convencional de produção de hidrogênio”.

 

Na CITER, o foco foram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 30 da ONU, além das metas do acordo de Paris. A programação contou com dezenas de painéis de discussão, feira de negócios de energias renováveis, networking, atividades de educação ambiental, popularização da ciência e apresentações culturais. Rislan, estudante do curso de Energias Renováveis, ressaltou que o evento proporcionou a consolidação de todo o conhecimento adquirido ao longo do período, possibilitando a sua aplicação prática em um contexto internacional. “Gostaria também de destacar que nós, da área de energias renováveis, trabalhamos em um setor muito abrangente, que inclui sistemas fotovoltaicos, energia eólica, hidrogênio verde, hidroelétrica, biomassa, entre outros. Todos estes são nossos principais objetivos nesta área.”

O reitor da UESPI, Prof.Dr. Evandro Alberto, parabeniza todos os professores e alunos que fizeram parte desse momentos e tornaram ele um sucesso. ” A UESPI está mostrando um pouco do que pode oferecer e contribuir para esta área de mudança de matriz energética, com seus projetos, participação e apresentação de produtos, buscando essa interação para fortalecer a tecnologia e a mudança de matriz energética que está sendo adotada pelo estado do Piauí”.