Confira como foi a aula inaugural do curso “Smart Cities- Cidades Inteligentes”

Por Giovana Andrade

O curso “Smart Cities- Cidades Inteligentes” do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações (NUFPERPI) teve sua aula inaugural, ontem, com a introdução a temática Smart Cities.

Aula inaugural do curso Smart Cities- Cidades Inteligentes.

O objetivo principal do programa é impulsionar o desenvolvimento regional ao estabelecer conexões com o ambiente socioeconômico e oferecer capacitação para aumentar a disponibilidade de mão de obra qualificada. Além disso, visa contribuir com a academia como uma fonte estratégica de informação, conhecimento e inovação.

As Cidades Inteligentes, ou Smart Cities, são espaços urbanos que se beneficiam de tecnologias modernas para aprimorar sua eficiência operacional, a comunicação com os cidadãos e promover serviços públicos de maior qualidade. Nesse contexto, o curso permite que os participantes deem um passo à frente no desenvolvimento de um modelo operacional aberto, colaborativo, centrado no cidadão e habilitado digitalmente para suas respectivas cidades.

Em primeiro plano está o Dilson Daleffe (Vice-Presidente da SPE Piauí Conectado). Acima no canto esquerdo está o Prof. Juan Aguiar (Coordenador do Programa de Formação em Tecnologias e Sistemas de Telecomunicações) e ao seu lado o Prof. Antônio Cebalho (Ministrante do Curso de Smart Cities).

O curso abrange a comunidade interna e externa e conta com 65 inscritos das cidades de Picos-PI, Teresina–PI, Cuiabá-MT, Timon-MA, União-PI, Regeneração-PI, José de Freitas-PI, Bragança Paulista–SP, Floriano-PI e Altos-PI.

Airton Augusto, estudante de Engenharia Elétrica do 9° período, ressalta que a aula inaugural abordou a importância de se formar profissionais com conhecimentos nessa área em nosso estado. “Foi tratado também o conceito de uma cidade inteligente, no qual a tecnologia está a serviço da cidade para que possa proporcionar uma maior qualidade e eficiência a todos os cidadãos e como todos essas tecnologias, como uma rede de sensores espalhados pela cidade, Internet das coisa, inteligência artificial, big data, energia renovável cooperam juntas com as infraestruturas de serviços da cidade, iluminação pública, coleta de resíduos, controle de veículos  para fornecer informações e relatórios em tempo reais para que os gestores possam tomar as melhores decisões”.

Francildo Almeida, colaborador da Piauí Conectado, foi outro participante. Ele destaca que já participou de todos os cursos realizados até o momento em parceria da Uespi e Piauí conectado. Para ele é muito gratificante poder participar do novo curso Smart cities (cidades inteligentes ), pois se trata de um tema atual que mostrará como a tecnologia poderá ajudar a gerir uma cidade em diversas áreas: segurança, melhoria no controle do fluxo de carros dentre outras vantagens. ” O que mais gostei na aula inaugural foi saber que a tecnologia está sempre em evolução, sempre surge algo novo, e com as cidades inteligentes poderá surgir um novo profissional na área que habilitado e capacitado vai implementar essa nova tecnologia.
O curso veio para isso conseguir prospectar e capacitar novos profissionais no Estado do Piauí”.

Confira  os módulos do Curso

Módulo 01 – INTRODUÇÃO A SMART CITIES

O que é uma cidade inteligente – smart city

O encontro de duas tendências;

A revolução digital;

Alavancas da mudança digital;

Desafio aos governantes;

Entendendo o conceito – por que smart city?;

Pilares de atuação;

Partes interessadas (stakeholders);

A base de uma smart city;

Indicadores e métricas.

Módulo 02 – OS ÂMBITOS DA SMART CITY

Os 6 (seis) âmbitos ou áreas da smart city;

Smart governance – gestão pública;

Smart economy – economia inteligente;

Smart people/education (smart educação/pessoas);

Smart living (segurança / sanidade e saúde);

Smart mobility – mobilidade;

Smart enviroment – meio ambiente;

Os objetivos de desenvolvimento sustentável – ONU.

Módulo 03 – ISO 37120 E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Os 100 indicadores (46 essenciais + 54 de apoio);

Comitê no brasil para a implantação da norma iso 37120:2014;

Modelo de avaliação das cidades;

Sistema de avaliação de cidades inteligentes.

Módulo 04 – TECNOLOGIAS UTILIZADAS E APLICAÇÕES

Smac – alavancas da mudança digital (mídias sociais, mobilidade, big data e bi, computação em nuvem);

IOT;

5g;