Confira como foi a abertura da Semana de Letras da UESPI; edição 2024

Por João Fernandes

Começou nesta quarta-feira, (22), a “Semana de Letras da UESPI 2024”. Durante dois dias, um conjunto de atividades, incluindo palestras e conferências nas áreas de língua, linguagens, literatura e outros saberes, além de minicursos, mesas-redondas e atividades culturais são apresentadas de forma online e presencial.

Esta é a 12ª edição do evento que tem como principal objetivo reunir pesquisadores, docentes e estudantes  da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), bem como das outras Instituições de Ensino para apresentarem as pesquisas que estão realizando dentro da universidade. O professor Raimundo Silvino do Carmo Filho, um dos organizadores do evento, explica que a Semana se concentra, principalmente, no protagonismo da pesquisa, buscando trazê-la para o centro das discussões.

“Com esse evento queremos contemplar as mais variadas manifestações das culturas das línguas e linguagens escritas e faladas, bem como suas oralidades. As línguas portuguesas, francesas, espanhol, inglês, línguas indígenas e línguas de sinais, poderão se congregar, se encontrar, com o propósito de trocar experiências e saberes formais, fortalecendo e dinamizando as línguas escritas. Ou seja, o evento contempla as mais variadas manifestações culturais, e linguagens escritas e faladas, bem como suas oralidades”, destaca.

Para a professora Raimunda Celestina, o evento congrega saberes de todas as áreas,  proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos na Semana de Letras. “Nosso evento chega à sua 12° edição, se consolidando no calendário do nosso Curso como um evento que debate os processos de reflexões e diálogos teóricos e metodológicos inerentes às áreas de ciências da linguagem e das literaturas. Temos a participação dos nossos futuros professores e convidados de outros estados. Os 524 inscritos, é um número bem expressivo, lembram-nos da importância da pertinência dos temas que foram apresentados”, ressalta.

A programação do evento compreende um conjunto de atividades, perfazendo a carga horária de 20 horas/aula, incluindo palestras e conferências, mesas-redondas e atividades culturais, como apresentação do filme “A Carta de Esperança Garcia”, de Douglas Machado, bem como lançamento de livros.

A discente Nathalia Pereira Silva, destaca que o evento além de proporcionar o intercâmbio de ideias propicia o enriquecimento de sua bagagem acadêmica. “Tivemos várias mesas importantes, além de palestras e discussões que nos fizeram refletir sobre o papel da Linguísticas e das letras em nosso dia-a-dia e no Ensino. É um evento muito rico. Os temas também nos provocam a pensar a importância das línguas, oralidades e outros saberes”, pontua.

Presente na abertura do evento, o vice-reitor da UESPI, prof. Jesus Abreu, ressaltou a importância de debates com foco no Ensino e na Pesquisa de Línguas, Linguística e Literaturas. “Teresina recebe hoje debates importantes para a sociedade. Sem dúvidas esse evento é um deles. Estamos celebrando grandes nomes da nossa literatura, autores de linguística e das artes piauienses. Ou seja, este seminário representa o resgate daquilo que devemos valorizar nas áreas dos saberes formais, fortalecendo e dinamizando, assim, as línguas escritas e faladas pelos povos e estudadas nas academias do Brasil.”, pontua.

A programação continua nesta quinta-feira (23), incluindo outras palestras e conferências nas áreas de língua, linguagens, literatura e outros saberes, além de minicursos, mesas-redondas e atividades culturais. Transmitidos em nosso canal no Youtube.