Confira como foi a abertura da I Escola de Eletroquímica: Princípios e aplicações

Por Giovana Andrade

Está acontecendo nesta semana, no auditório do Geratec a primeira Escola de Eletroquímica: Princípios e aplicações (EE-2023) organizado pelo Grupo de Estudos em Energias Renováveis e tecnologias em catálises (GrEEnTec) com a participação ativa de parceiros externos, como docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e discentes do Programa de Pós- graduação em Química (PPGQ).

A EE-2023 será realizada até o dia 25 deste mês, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de conhecimento. Esta edição em particular atraiu 35 inscritos, todos eles discentes-pesquisadores provenientes de diferentes instituições de ensino superior, incluindo a UFPI, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Essa diversidade de instituições participantes evidencia o alcance e o interesse em torno do evento.

Prof. Dr. Everson Thiago falando sobre a introdução dos processos REDOX e métodos eletroquímicos.

O Prof. Dr. Reginaldo Santos, Coordenador do grupo GrEEnTec e idealizador do evento, explica que essa é a primeira edição e que, pelos resultados positivos, planeja torná-lo anual. “Nessa primeira edição, a ideia é adquirir experiência sobre como a escola será recebida pelos estudantes e pesquisadores aqui do Piauí. Tivemos uma surpresa positiva com inscritos de diversas universidades e pretendemos torná-lo anual”.

Prof. Dr. Reginaldo Santos fazendo a abertura e introdução ao curso.

O evento EE-2023 tem um propósito fundamental: disseminar e ampliar a compreensão do potencial da técnica de eletroquímica na análise e caracterização de uma variedade de reações e sistemas reacionais. A Eletroquímica é um ramo da Físico-Química que estuda as reações em que há transferência de elétrons (reações de oxirredução) e a sua conversão em energia elétrica, bem como o processo contrário, isto é, a conversão de energia elétrica em energia química.

Rayza Borba, discente do mestrado de Química e umas das organizadoras, descreve como se deu o planejamento do EE-2023. “Nós, discentes do PPGQ, ficamos responsáveis pela a organização dos materiais e da lista de inscrições para alunos da graduação e pós-graduação. Além disso, fornecemos orientações para que os discentes interessados pudessem se familiarizar com os conceitos básicos da eletroquímica de forma a acompanhar melhor o conteúdo abordado durante a escola”.

Material disponibilizado no evento para os participantes.

Samuel Eduardo, discente de pós-graduação do PPGQuim – UFMA, foi um dos participantes do curso, ele destaca que o assunto que mais lhe chamou a atenção no primeiro dia de curso foram as voltametrias, pois são técnicas que ele usava quando era membro do grupo GrEEntec, em sua Iniciação Científica. “E o interessante do evento é que eles abordam toda a teoria e correlacionam com a prática, então, mesmo quem de fato não é da área consegue compreender”.

Outro participante que demonstrou satisfação com o curso e com todo aprendizado adquirido foi Renato Sousa, egresso do curso de química da UESPI e discente de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Química da UFPI. “Eu achei muito bom o curso no primeiro dia. O que me chamou mais atenção foi o contexto histórico da Eletroquímica, que eu não tinha conhecimento, além da prática de como funciona um sistema Eletroquímico e como é obtido as informações no equipamento.”