UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Conecta Enade: Uespi realiza reunião de alinhamento e planejamento para o Enade 2025

Por Jésila Fontinele 

Hoje, 16 de maio, foi realizada a reunião de lançamento do Conecta Enade 2025, no auditório do campus Pirajá da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O objetivo do encontro foi alinhar as estratégias de preparação dos alunos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A reunião contou com a presença da professora Nadja Pinheiro, do curso de Psicologia e coordenadora do projeto, que destacou a proposta inovadora de 2024, que direcionou o foco para as licenciaturas, já em 2025, embora a ênfase esteja nas áreas de Humanas, a parte prática voltada às licenciaturas continuará sendo mantida.

“Há uma expectativa de que o estágio seja um ponto de destaque no MEC. Por isso, fazemos uma retrospectiva do trabalho realizado em 2024, parabenizamos a comunidade acadêmica pela adesão à proposta e lançamos, para 2025, essa preocupação com a formação, mesmo que não voltada exclusivamente para as licenciaturas. Existe uma atenção especial ao estágio como um componente curricular que dá suporte ao aluno dentro do processo de formação acadêmica”, afirmou a professora.

A reunião reforçou a importância dos estágios obrigatórios como elemento fundamental na formação dos estudantes de licenciatura. Além disso, evidenciou o papel da instituição no acompanhamento e no entendimento das demandas desses futuros profissionais, que serão responsáveis pela educação básica e pela missão de formar as próximas gerações.

O vice-reitor, Dr. Jesus Abreu, também esteve presente e frisou a importância do planejamento iniciado pela procuradora institucional Rosaria Batista, juntamente com a professora Nadja Pinheiro, coordenadora do Conecta Enade. “Já houve o planejamento prévio e essa reunião foi para apresentar esse planejamento, um alinhamento com todas as coordenações para todos os cursos que vão fazer o Enade e nós estamos torcendo pelo sucesso desses cursos, desses alunos, porque afinal de contas o Enade é uma carta de apresentação dos egressos ao mercado do trabalho”, concluiu. O momento também foi importante para destacar os cursos com desempenho 5 como enfermagem, fisioterapia e engenharia civil.