Comunidade acadêmica de Floriano promove III Seminário de Treinamento Desportivo: Não precisa ser Einstein

Por Clara Monte

Comunidade acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Floriano, realizam o III Seminário de Treinamento Desportivo : Não precisa ser Einstein.

Professores palestrantes do III Seminário de Treinamento Desportivo : Não precisa ser Einstein

O evento aconteceu na última sexta-feira (30), sobre a Coordenação dos professores Aureliano Machado de Oliveira e José Carlos de Sousa, juntamente com os  alunos do bloco IX do curso de Educação Física.

Alunos do curso de Educação Física organizadores do evento

A oportunidade contou com uma série de palestras, mesa redonda, atividades educativas e serviços como: IMC, aferição da pressão arterial, relação cintura-quadril, bioimpedância, teste de força, teste de flexibilidade e informativo nutricional.

Serviços oferecidos após as palestras

O professor organizador, Aureliano Machado de Oliveira, contou que o evento foi ofertado à comunidade acadêmica como um todo, aos funcionários da instituição, assim como para as pessoas de fora da UESPI. O docente explica que o principal intuito foi promover a pesquisa científica no âmbito do exercício físico.

“Nós tivemos várias palestras com temas importantes para nosso alunado, como iniciação científica ao mestrado, iniciação científica e formação continuada, possibilidades de atuação do pesquisador e da pesquisa do âmbito da instituição de Ensino Superior e Iniciação Científica durante a formação acadêmica. Todas essas foram palestradas dos professores que incentivam a pesquisa na área da educação física”.

Comunidade acadêmica presente no evento

Um dos palestrantes, professor Dr. Francisco Leonardo Torres Leal, abordou diversos ensinamentos relevantes sobre a importância da Pós-graduação na área da Educação Física.

“Em minha contribuição, destaquei como a obtenção de um título de pós-graduação, como mestrado e doutorado, pode trazer benefícios significativos para a carreira profissional na área da Educação Física. Comentei sobre a presença de diferentes grupos na Pós-graduação brasileira, como mulheres, negros e a implementação do sistema de cotas. Também pude falar sobre a importância da diversidade e inclusão na academia, na qual abordei a distribuição de profissionais com doutorado tanto em centros urbanos, quanto em regiões do interior e expliquei como a obtenção de um título de pós-graduação pode impactar positivamente na renda das pessoas”.

Comunidade acadêmica do Curso de Educação Física participantes do seminário

Para uma das alunas representantes do evento, Joseane Sousa, foi um prazer participar do seminário enquanto uma das organizadoras. A discente explica que, juntamente com sua equipe de colegas de turma, teve como função fazer o gerenciamento do seminário, como: patrocínio, palestrantes, recursos e outros.

“Esse evento foi muito importante enquanto acadêmica, pois nos deu oportunidade de atuar enquanto organizadores de um evento. Aprendi, acima de tudo, a gerenciar uma equipe grande, com características diferentes; a gerenciar problema e sempre procurar uma solução. Além disso, aprendi também a confiar mais nos outros e a distribuir responsabilidades. Tenho certeza que todo esses aprendizados me acompanharão ao longo da minha vida acadêmica e profissional”.

Para mais informações acesse o Instagram do projeto.

Confira mais fotos: