Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Comunidade acadêmica da UESPI realiza eventos de integração no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina

Por Vítor Gaspar e Giovana Lopes

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), na manhã dessa sexta-feira (04), foi palco de três eventos, no campus Poeta Torquato, em Teresina, sendo um deles destinados aos servidores e dois para estudantes de Graduação.

Essas ações demonstram o quanto a comunidade acadêmica estava na expectativa do retorno presencial. Atividades e eventos que promovem a troca de ideias e conhecimentos.

Licenciatura em Geografia: climatologistas compartilham seus conhecimentos com os alunos

O Curso de Licenciatura em Geografia da UESPI promoveu o evento “Tecnologias, leitura, e monitoramento de fenômenos climáticos: usos práticos e didáticos” com participação dos climatologistas Werton Costa e Marques Rafael.

Alunos contam com discussão proveitosa sobre Climatologia, além da troca de experiências

A Professora de Climatologia  e Coordenadora da ação  conta que  notou que havia uma necessidade de extender ainda mais esse diálogo para proporcionar um entendimento sobre determinados eventos climatológicos. “Trabalhamos também com as ferramentas técnicas e didáticas para compreender os fenômenos de uma forma mais clara no sentido de saber interpretá-las. Vimos também como o uso das tecnologias nos levam a entender mais sobre esses eventos e sobre como esse fenômenos por sua vez nos levam a compreender nosso espaço geográfico. E esse contato com especialistas promovem ainda mais a troca de saberes”.

Um dos convidados, o Prof. Werton Costa, comenta que esse é um momento de intercâmbio dentro Universidade Estadual. Ele, que ministra aula no campus Clóvis Moura, em Teresina, destaca que ambos os campi trabalham com linhas de pesquisa que são complementares e para que haja esse ganho de expertise foi combinada essa parceira para congregar encontros e pesquisas, que foram obtidas nos últimos anos. Werton Costa, que também é egresso do curso, reafirmou a alegria desses encontros presenciais.

“Esse é um motivo de grande felicidade, pois quando você está na condição de aluno, nem sempre você sonha ou almeja chegar no posto de professor Universitário como aqui na UESPI. Então, a minha condição de pesquisador, hoje aqui, é consequência de um trabalho diário e de uma dedicação que me levou naturalmente para isso de forma que é motivo de muita alegria estar na UESPI discutindo um tema tão relevante para esse alunos”.

A climatologia é um dos ramos da Geografia física que estuda o clima e o tempo. Esta ciência se dedica aos estudos dos fenômenos climáticos, classificação dos climas e a interferência das ações dos seres humanos no clima mundial.

Aluna do 3° Bloco do curso e Monitora do curso de Climatologista, Vanessa Dias, diz que o foco da palestra foi justamente trazer conhecimentos sobre os fenômenos climatologicos que acontecem  em Teresina. ” Tivemos também um momento para perguntas, rodas de conversa a respeito, principalmente, desses fenômenos pouco atípicos que estão acontecendo neste momento em nossa cidade”.

Guilherme Dias, discente do 2° Bloco, comentou um pouco sobre a importância de receber uma ação como essa trazendo convidados especiais. “É muito importante esse evento para o nosso aprendizado, para que a gente possa expandir o nosso conhecimento sobre esses fenômenos que vem acontecendo aqui em Teresina e também em todo o Brasil”.

Curso de Jornalismo promove mais uma ação da Disciplina Mercados com o Diálogo de Trabalho

Os alunos do 7° Bloco de Bacharelado em Jornalismo da UESPI, campus Torquato Neto,  participaram de mais uma ação referente a disciplina de Diálogos com o Mercado de Trabalho. Dessa vez com o tema “As Influências e consequências do mundo Digital na Vida do Jornalista”, o evento aconteceu no auditório do Palácio Pirajá.

Foram convidados quatro jornalistas: Junior Magrafil, egresso da Uespi, Luana Sena, Karla Berger e Laís Pinho. Durante o encontro, eles puderam tirar as dúvidas e compartilhar conhecimento junto aos palestrantes.

Estudantes do 7° bloco do curso de Jornalismo têm a oportunidade de conhecer as tendências do mercado de trabalho

Entre as alunas presentes estavam Oceannyra Kelly, que ressaltou o fato de toda a organização ser feita pelos alunos e falou sobre a importância da participação desses profissionais trazendo o tema em questão. “Trouxemos hoje um Assessor de Comunicação, um jornalista, influencer digital e uma Professora de Redes Sociais para  conversarem como a gente sobre comportamentos pessoais nas redes virtuais que podem, em alguns casos, afetarem o nosso lado profissional. Todo cuidado é importante para evitar que a gente perca a nossa credibilidade”.

Os convidados trataram sobre suas experiências de mercado, além de compartilharem suas opiniões sobre o tema que está em destaque.

Palestra sobre o poder do perdão para transformar sua vida conta com a presença de servidores da UESPI

Com o tema“O poder do perdão para transformar sua vida”, a palestra aconteceu no auditório do NEAD, campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. Além da realização presencial, o evento também foi transmitido no canal do Youtube oficial da UESPI.

O objetivo da ação foi levar aos servidores da UESPI e para as direções de centro e campi uma formação continuada por meio de temas relevantes para o bom desenvolvimento das atividades laborais. O coaching e mentor de Líderes, Pierre Perensin, foi o convidado para ministrar a palestra.

Pierre Perensin falou sobre perdão com os servidores da nossa instituição

A Pró-Reitora da PRAD, Prof. Dra. Fábia Buenos Aires, destaca que a ação de formação continuada é um projeto de iniciativa da administração superior com a ideia de proporcionar ao servidores um aperfeiçoamento e qualificação no trabalho através de palestras.

” Nesse mês de novembro, resolvemos trazer uma palestra sobre o perdão para transformar vidas. Algumas pessoas podem até se perguntar o que isso tem a ver com o trabalho do servidor, porém,  nas relações interpessoais, sempre acontecem situações que necessitam de bom um diálogo, de um compartilhamento de sentimentos e emoções que podem convergir para um bom entendimento e o nosso palestrante nos auxiliou nesse processo”.

Na oportunidade, o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, também esteve presente reiterando que a Universidade trabalha em prol de contribuir com a formação dos colaboradores para que todos possam se sentir bem em seus ambientes laborais.

“Parabenizo o nosso palestrante Pierre Perensin, que  está trazendo hoje um tema muito importante para nossos servidores, tema esse que irá ajudar no melhor desenvolvimento nos ambientes de trabalho, pois é fato que passamos a maior parte de nosso tempo no trabalho, com muitas responsabilidades, exigências e cobranças e é  importante entendermos que, acima de tudo, estamos no mesmo barco e precisamos trabalhar para que nesses ambientes sejam locais harmoniosos e cada vez mais alinhados”.

O palestrante Pierre Perensin destaca que a ausência do poder do perdão é a porta de entrada para emoções negativas e até mesmo para doenças,  como depressão, síndrome do pânico, câncer, ansiedade, entre outras.

“Quando uma pessoa não sabe lidar com suas próprias emoções de se perdoar e liberar o perdão, ela começa a contrair dentro dela o que chamamos de lixo emocional. E por mais competente e profissional que essa pessoa seja, ela acaba contaminando e fazendo sofrer as pessoas ao seu redor. Por isso que temas como esse são importantes  e precisam ser discutidos, principalmente, no ambiente de trabalho para que todos aprendam a administrar melhor seus medos, traumas, mágoas e emoções. E dessa forma todos possam mudar a história daquela empresa, família e universidade”.

Roberval Silva, servidor da UESPI, lotado na Pró reitoria de Planejamento (PROPLAN) relata que a experiência que a PRAD  tem oportunizado para os servidores através de palestras tem sido muito importante para o autoconhecimento e melhoria no convívio diário.

“Além disso, tem melhorado nosso desempenho de atribuições e na convivência mais harmônica no ambiente laboral. Então, tem sido algo muito proveitoso”.

O encontro contou com a presença de servidores e bolsistas do prédio administrativo de Teresina

O evento entrega certificação de 10h aos servidores e colaboradores ao final do semestre. De acordo com a equipe da PRAD outros cursos devem acontecer direcionados para as áreas da Administração Superior com a finalidade de proporcionar uma formação continuada.