Comitê de Ética em Pesquisa da UESPI retorna atividades presenciais

Por Anny Santos

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Piauí (CEP/UESPI) retorna suas atividades de forma presencial no Centro de Ciências da Saúde (CCS), de segunda-feira a sexta-feira, de 08h às 13h30.  As reuniões continuarão online, mas o espaço físico está ativo e realizando as atividades administrativas.

O CEP da UESPI tem por finalidade identificar, definir, orientar e analisar as questões éticas implicadas nas pesquisas científicas que envolvam seres humanos, individual e/ou coletivamente, direta ou indiretamente, observando a defesa da integridade e dignidade dos participantes da pesquisa no desenvolvimento dentro de padrões éticos.

De acordo com a coordenadora, profa. Dra. Luciana Saraiva e Silva, o Comitê segue com a apreciação de protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos toda quarta-feira. Em média são 15 protocolos por reunião ordinária de Colegiado CEP/UESPI, porém, neste momento em que o edital do PIBIC está em aberto, é possível haver reuniões extraordinárias para suprir a demanda intensa.

“Ao longo da pandemia o sistema CEP/CONEP lançou normativas apropriadas para a operacionalização da metodologia da pesquisa online, mas agora muitos pesquisadores estão retornando ao campo para coleta de dados. Anualmente realizamos a ação Caravana da Pesquisa, percorrendo todos os Campus da UESPI, de Norte a Sul do Estado, capacitando a comunidade acadêmica em pesquisa com seres humanos, em calendário previamente divulgado no site da UESPI, porém ações pontuais são oferecidas na medida da demanda de solicitações de visitas aos alunos de disciplinas que lidam com o dia a dia da pesquisa científica. Portanto, se você docente ou aluno está organizando seu evento científico, pode solicitar a presença do CEP para esclarecer sua dinâmica de funcionamento”, ressalta a coordenadora do CEP/UESPI.

Entre as atividades exercidas o Comitê atua em respostas a dúvidas nos e-mails, demandas de orientação pela secretaria (técnica administrativa), agendamento de Consultoria e Capacitações para eventos científicos, disciplinas ligadas a pesquisa, PIBIC, TCC, defesa de tese, monografias, dissertações, programas de pós-graduação e cursos de graduação no regime regular e EAD, em caráter individual ou em grupo, online ou presencial.

Ao longo desses dois anos de pandemia o CEP emitiu, até o momento, um total de 937 protocolos de pesquisa apreciados eticamente, segundo Relatório da Plataforma Brasil e sistema CEP/CONEP, sendo o único CEP a se reunir semanalmente entre os 13 existentes no Estado do Piauí. O retorno presencial às aulas no regime regular irá propiciar o aumento na quantidade de projetos de pesquisa.

O e-mail comitedeeticauespi@uespi.br é o contato oficial para aqueles que desejam sanar suas dúvidas e pendências.

Acompanhe o calendário de reuniões