Comissão da UESPI estuda unificação de cursos entre os campi Clóvis Moura e Poeta Torquato Neto

Por Clara Monte

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Comissão de avaliação da oferta de cursos dos campis Clóvis Moura e Torquato Neto fez um estudo sobre a oferta dos cursos na capital, Teresina.

Essa Comissão foi formada a partir de um questionamento do Ministério Público do Estado do Piauí e ela é formada por membros da Adm. Superior, Docente indicada pelo Sindicato dos Docentes da Uespi (Adcesp), docentes dos dois campi, representante discente e Assessoria Jurídica da UESPI.

A proposta da Comissão foi estudar, analisar, debater e propor caminhos no sentido de verificar a demanda e a oferta de vagas, as disciplinas em aberto, a quantidade de professores e a alocação adequada de recursos públicos.

Uma proposta debatida entre os membros da Comissão foi a unificação de alguns cursos de licenciatura que são ofertados, ao mesmo tempo, pela universidade nos dois campi da capital, como Ciências Contábeis, Administração, História, Letras, Pedagogia, Matemática, Direito e Geografia.

Em entrevista a alguns canais de comunicação, o Magnífico Reitor da UESPI, Prod. Dr. Evandro Alberto, foi claro e seguro ao afirmar que nenhum curso será encerrado e nem campi fechado. “É uma oportunidade vir aqui para esclarecer melhor algumas dúvidas que estão sendo levantadas. Mas a primeira coisa muito importante para dizer é que não vamos acabar com os cursos. Temos em Teresina oito curso que se repetem, que são ofertados nos dois campi e a maioria tem um número baixo de estudantes em sala de aula segundo a verificação da Comissão e isso é um fator complicador até para o professor ministrar suas aulas e realizar suas atividades acadêmicas. Então, é urgente fazer esse estudo porque temos turmas pequenas e isoladas nos dois campi e a proposta é unificar”, explicou o Reitor.

O reitor da UESPI, Evandro Alberto, também ressaltou que as vagas para esses cursos continuarão sendo ofertadas pelo SISU, sem mudanças. Entretanto, os novos alunos serão integrados somente em um campus, enquanto os que já estão na graduação finalizarão o curso no campus onde começaram.

Entrevista com o Reitor da UESPI, Evandro Alberto

“Pode ser que cursos que estavam no Clóvis Moura sejam transferidos para o Torquato Neto, ou vice-versa. Essa é uma integração para fazer com que os estudantes se sintam mais integrados com a instituição, professores e outros alunos. Isso melhora a qualidade de ensino, pois teremos mais alunos e professores, evitando que o campus fique vazio e promovendo a integração”, afirmou.

De acordo com o representante da Comissão de Avaliação da Oferta, professor Eduardo Diniz, os alunos que já fazem seu curso em um dos campi não serão afetados pela unificação, sendo que a medida de integração somente impactará os ingressantes a partir de 2025.

“No momento, a Comissão dará continuidade aos trabalhos para levantamento dos dados junto aos docentes e discentes como foi solicitado pelos membros representantes desses dois segmentos e como forma de garantir a participação democrática de todos os envolvidos. Dessa forma, a comissão elaborou um cronograma para desenvolvimento dessa consulta. Concluída dessa etapa, a Comissão encaminhará o relatório final para a Reitoria, que por sua vez apresentará aos Conselhos da Universidade para deliberação. A proposta é para que as mudanças somente ocorram a partir de 2025, ou seja, somente para os alunos que ingressarão pelo Sisu 2025, não tendo reflexo sobre os alunos que atualmente estão vinculados à Universidade. Mas repito, tudo depende da deliberação dos Conselhos”.

O Reitor da UESPI também pontuou que a unificação proposta pela Comissão pode trazer outros pontos positivos, além da adequação dos espaços da universidade e integração entre a comunidade acadêmica. “Precisamos fazer essa análise para que possamos melhorar nossas estruturas, ofertar novos cursos para atender as  demandas atuais da sociedade e do Estado. A unificação também irá facilitar a criação de cursos de pós-graduação. Nós temos a segunda maior oferta do SISU no Nordeste, mas só temos dois programas de Pós-graduação. Assim, é importante a universidade fazer esses estudos e essa unificação não é um tema recente dessa gestão”, afirmou.