Colunista Uespi: Vinicius Junior é vítima de racismo estético

O Projeto Colunista UESPI inicia sua terceira edição!

No primeiro artigo desta edição, o sociólogo e professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Robinson Pereira, traz em seu texto o tema do racismo. O tema é “Vinícius Júnior é vítima de racismo estético”.

Um trecho do artigo: “O fato de ser negro e exibir um sorriso largo e bonito são motivos para a desumanização, ou seja, tratá-lo como um macaco, negando sua humanidade. Esse tipo de discriminação é chamado de Racismo Estético”.

ARTIGO COMPLETO

Projeto Colunista UESPI

O Projeto Colunista da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi iniciado em 2021 pela Assessoria de Comunicação da UESPI com o objetivo de enriquecer o debate sobre temas de interesse social e disseminar o conhecimento acadêmico dos professores da instituição. Durante os anos de 2021 a 2023, mais de 11 ensaios e artigos foram elaborados por docentes dos 12 campi da UESPI, contando com a participação de professores de diversas áreas. Confira o Ebook completo.