CFAF realiza palestra sobre Competências Socioemocionais em sala de aula amanhã (25)

Por Priscila Fernandes

Curso do Centro de Formação do Servidor do Piauí Antonino Freire (CFAF/UESPI), com apoio da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realizam, nessa quinta-feira (25), uma palestra sobre o “Desenvolvimento de Competências Socioemocionais em sala de aula“. O encontro será online e será transmitido no canal no Youtube da UESPI às 19:30.

A discussão tem como foco fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento de habilidade para a compreensão de conteúdos, conceitos e processos dentro dos diferentes objetos do conhecimento. Essa realização da palestra faz parte da parte prática do curso de Prática e Organização de Eventos Virtuais.

A palestrante convidada é a pró-reitora de de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Eliene Pierote, que também é doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, na Linha de Educação, Currículo e Ensino, no Eixo Formação de professores e tem experiência na área de Educação, com ênfase no processo ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, Sentido e significado de Aprendizagem.

Ela afirma que é importante abordarmos esse assunto no meio acadêmico sobretudo pelo contexto que estamos inseridos. “As competências socioemocionais são aquelas que visam o desenvolvimento das dimensões relativas a atitudes e relações interpessoais que perpassam o processo de ensino-aprendizagem. Estamos em tempos de pandemia e ensino remoto. Então existe uma preocupação sobre alimentar os vínculos afetivos entre os alunos e destes com os professores , fortalecer o sentimento de pertencer a um grupo e a revigorar o interesse dos alunos pela aprendizagem, por meio de atividades diferenciadas que motivam a participar dessas aulas. É muito desafiador”, explica a professora.

O curso é ministrado pela professora Ana Angélica Costa. Ela aponta que com a realização os alunos lidam com situações reais e que preparam para o mercado profissional. “Trouxemos um importante tema para a discussão, que é o desenvolvimento de competências socioemocionais dentro da sala de aula, e quem está organizando tudo são os alunos do curso que eu ministro aqui no CFAF. Com essas organizações colocamos em prática o que foi estudado apenas em sala. A palestra é aberta e totalmente gratuita”.

O evento é aberto ao público e acontece totalmente online, acompanhe: