Centros Acadêmicos do CCN realizam evento “I Fórum de Mulheres na Ciência – A História da Mulher na Ciência”

Por Anny Santos

O “I Fórum Mulheres na Ciência – A História da mulher na Ciência”, organizado pela UNIÃO CCN, entidade representativa dos Centros em ações unificadas, será realizado de 21 a 23 de agosto na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto. Sendo aberto a todos que se interessam pela temática disponibilizando certificado de 30h, o evento segue com inscrições abertas por meio do formulário online.

A iniciativa surgiu em novembro de 2022 durante a X Semana de Matemática quando o Centro Acadêmico de Matemática, o coordenador do curso de matemática e uma ex-aluna tiveram a ideia de promover um evento voltado para as mulheres na Ciência. Em uma conversa com os centros acadêmicos do Centro de Ciências da Natureza (CCN), surgiu a proposta de unificar os eventos e criar uma entidade, denominada UNIÃO CCN, responsável por ações unificadas no CCN e formado pelos CA’s de Matemática, Química, Biologia e Física.

O I Fórum Mulheres na Ciência é coordenado e organizado pela UNIÃO CCN, com o apoio dos professores Dr. Alessandro Wilk Silva Almeida e Ma. Maria Rosário de Fátima Ferreira Batista do curso de matemática. O evento visa contribuir para a conscientização, a valorização e a promoção da participação das mulheres nas áreas científicas, criando um ambiente mais igualitário e inclusivo para todas as pessoas interessadas em seguir carreiras científicas.

Segundo a organização, o evento contribui para a comunidade ao possibilitar um debate sobre as diferenças existentes no índice de mulheres nos cursos de exatas e no interesse das futuras gerações por essa área, que ainda é majoritariamente composta por homens. Ao promover a inclusão, igualdade de gênero e valorização do papel das mulheres na ciência, o Fórum busca inspirar mais mulheres a seguirem carreiras científicas e proporcionar um ambiente mais inclusivo e diversificado na comunidade acadêmica e científica.

A aluna Débora Milena Carvalho, do 7° bloco do curso de Licenciatura em Matemática e uma das discentes envolvida na organização, destaca a importância da iniciativa, afirmando que ela sinaliza um problema silencioso que é a falta de inclusão das mulheres na ciência. A discente ressalta que as mulheres nas áreas de exatas necessitam de uma rede de apoio e que muitas vezes isso não ocorre.

“Fora da área de ensino, quando se inserem no mercado de trabalho, muitas mulheres passam por dificuldades, pois são muitas vezes trocadas ou as vagas possuem componentes específicos para homens. O projeto visa abrir novas conquistas e um caminho que perdure ao longo dos anos”, finaliza.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer a história das mulheres na ciência, participar de palestras científicas, oficinas e feira científica, além de poderem debater sobre os direitos das mulheres em todos os âmbitos científicos por meio de mesas-redondas.