Centro acadêmico de Letras celebra primeira edição da “Roda de Poesia e Performances”

Por Raíza Leão

Nesta segunda-feira, 9 de setembro, o Centro Acadêmico de Letras da Universidade Estadual do Piauí promoveu a primeira edição da “Roda de Poesia e Performances”, no pátio do Palácio Pirajá, no campus Torquato Neto. O evento, coordenado pelos professores Silvino Filho e Feliciano Bezerra, marcou o inicio das atividades aos calouros e prestou homenagem ao professor Élio Ferreira de Souza, que faleceu no início de 2024.

Recepção aos calouros

Inspirada na “Roda de Poesia e Tambores”, criada pelo Docente Élio, em 2000, a “Roda de Poesia e Performances” visou não apenas homenagear o legado de professor, mas também integrar os novos alunos à comunidade acadêmica de forma envolvente e culturalmente rica. O professor doutor Silvino Filho, coordenador interino do curso de Letras, destacou a importância de dar continuidade ao projeto. “Esperamos que este projeto tenha a mesma longevidade da roda de Élio, que está prestes a completar 24 anos”. O evento reuniu estudantes e professores dos cursos de Letras (espanhol, português e inglês), história, geografia e ciências sociais para a acolhida de boas vindas, com explicações sobre os processos internos da instituição e roda de poesia.

Durante a cerimônia, tanto alunos quanto professores participaram ativamente. Os alunos recitaram poemas com grande entusiasmo, apresentando uma variedade de estilos e emoções que evidenciaram suas habilidades e paixões literárias. Esse momento serviu como uma introdução ao universo literário da universidade e promoveu um ambiente de acolhimento e integração para os calouros.

Alunas recitando poemas

O diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), professor Omar Albornoz, elogiou a participação animada dos alunos e professores. Ele ressaltou que a “Roda de Poesia e Performances” não só envolveu os novos alunos, mas também proporcionou um espaço inclusivo para a expressão pessoal e cultural. “Esse tipo de participação é exatamente o que buscamos”, afirmou o Prof. Omar.

Os professores também estiveram em destaque, recitando poemas de Élio Ferreira e apresentando performances marcantes de sua carreira. As apresentações dos docentes ajudaram a criar uma atmosfera rica e reflexiva, celebrando o legado do professor e destacando a importância da expressão artística no meio acadêmico.

Roda de Poesia e Performances

O professor Feliciano Bezerra, do curso de Letras Português, ressaltou a importância desses eventos para a construção de um ambiente acadêmico plural e integrado, indo além dos métodos tradicionais de ensino. Ele acredita que a valorização de manifestações culturais, como poesia, literatura, canções populares e performances, enriquece a experiência educacional e estimula uma relação mais colaborativa entre alunos e professores, promovendo a busca por novas perspectivas que valorizam a criatividade e a sensibilidade estética.