Centro Acadêmico de Direito Esperança García promove a XIV Semana da Integração do curso

Por Clara Monte

O Centro Acadêmico de Direito Esperança García da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está promovendo a XIV Semana da Integração do curso. A oportunidade começou no dia 21 de agosto e vai até dia 25 do mês.

A inciativa conta com uma programação repleta de palestras, como: “As oportunidades e desafios da vida acadêmica”, “Como é ser juíza: percalços e venturas da magistratura”, “Como é ser advogado: percalços e venturas da advocacia”, “Resíduos sólidos”, além de outras. As ações acontecem presencialmente no auditório do Palácio Pirajá, em Teresina.

Júlia Cristiny Mororó de Sousa, vice-secretária executiva do Centro Acadêmico de Direito Esperança, conta que a programação é dividida, majoritariamente, em três temáticas: introdução ao ambiente acadêmico, apresentação de perspectivas profissionais e pontos de vista de Direito Ambiental.

“Nas palestras relativas à primeira temática, nós trouxemos professoras e ex-alunas da UESPI para tratarem justamente do ambiente universitário, das possibilidades dentro da tríade ensino, pesquisa e extensão, das dificuldades e venturas dentro deste escopo. Ademais, trouxemos palestrantes de diversas áreas do Direito (advocacia, defensoria pública, magistratura, dentre outras) para que os discentes obtivessem uma primeira experiência com o leque de oportunidades que o universo jurídico fornece e até mesmo tenham a possibilidade de descobrir suas próprias orientações profissionais. E, por fim, a temática ambiental foi trazida por estar muito em voga na atualidade, dispondo o Direito cada vez mais acerca da preservação da natureza. Além disso, o contato com o Direito Ambiental traz também uma perspectiva prática aos calouros”.

Professora, Renê Nogueira, e as representantes do Centro Acadêmico de Direito Esperança García

A professora do curso, Renê Nogueira, participou do evento palestrando sobre “Resíduos sólidos”. Ela explica que esse termo refere-se a materiais, substâncias, objetos ou bens descartados resultantes de atividades humanas em sociedade. A palestra da professora abordou a questão do gerenciamento de resíduos sólidos e discutiu a legislação relacionada a esse assunto.

“No contexto brasileiro, a lei de gerenciamento de resíduos sólidos se refere à Lei nº 12.305/2010, conhecida como a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O gerenciamento adequado de resíduos sólidos é de extrema importância para minimizar os impactos negativos, promover a reciclagem e a reutilização, e reduzir a quantidade de resíduos que acabam em aterros sanitários. Em minha palestra, foquei na importância do gerenciamento adequado dos resíduos sólidos e na discussão dos aspectos legais relacionados a essa questão”.

Na sexta-feira (25), o evento se encerra com visitação dos alunos na OAB-PI. Todos os participantes receberão certificação de 25h.