Campus Torquato Neto ganha modernização elétrica na subestação da rua Ceará

Por Giovana Andrade

“Foi colocado mais um conjunto de chaves fusíveis para a operação da melhor manutenção das cargas e o QGBT novo foi colocado 12 circuitos, ainda todos os disjuntores novos e ficou três de reserva para atender a toda uma parte do campus da UESPI”, explicou o engenheiro eletricista da empresa contratada, Luis Henrique Santos, sobre a modernização da subestação elétrica localizada na rua Ceará.

O projeto ainda inclui a mudança do padrão de medição, onde foi trocado toda a cabiação da medição, a instalação de um novo quadro e também a concepção de um novo Quadro Geral de Distribuição de Baixa Tensão (QGBT) para atender ao campus.

Segundo a Pró-reitoria de Administração (PRAD), essa subestação atende 10 setores no campus Torquato Neto, que não terão problemas com subdimencionamento de energia. Além disso, os quadros de energia do NUCEPE e do setor 4 também estão passando por melhorias internas.

De acordo com a Prefeitura Universitária, os recursos foram em torno de 114 mil reais.

Engenheiro eletricista, Luis Henrique Santos e o Prefeito Universitário, Renato Aragão explicando a modernização da subestação localizada na Rua Ceará.

O Prefeito Universitário, Renato Aragão, explicou que já foram construídas três subestações para resolver o problema de energia do campus. Entre elas, estão a subestação localizada atrás da sala de leitura, a subestação próxima ao Palácio Pirajá, que atende toda a região do Palácio, Nead e NUCEPE e, por último, a subestação na rua Ceará, que abrange 10 setores. “Praticamente o sistema de energia elétrica da UESPI, com distribuição de energia e medição por setor, está completamente resolvido. Não é para se ter problema de energia na instituição aqui no Torquato”.

O novo quadro da subestação.

O Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, também confirmou que com essa modernização agora será sanado a problemática de queda e oscilação de energia. “São avanços importantes que trazem tranquilidade e comodidade para nossa comunidade acadêmica”.

O Reitor acredita que essas mudanças e modernização irão trazer grandes impactos já para este momento e também para as mudanças estruturais que já começaram no campus Torquato Neto