Campus Picos: Aluno do curso de jornalismo ganha premio literário Nacional

Por Leonardo Dias

O discente Patrick Sousa do curso de Bacharel em Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Barros Araújo na cidade de Picos, venceu a 1º edição do premio “Reflexo Literário 2021” na categoria Melhor Romance Erótico.

O Livro ganhador do premio é titulado “Pelas Janelas da Alma” ele foi publicado no ainda no ano de 2021, pela editora Letras e Versos. A publicação do livro do aluno Patrick Sousa foi nos formatos impresso e digital.  O estudante de jornalismo conta a viabilização da sua publicação. “A publicação foi viabilizada pela lei Aldir Blanc, com o prêmio Maria da Inglaterra, na qual o autor foi contemplado no auge da pandemia como meio de fomentar a literatura nacional”, destaca.

As inscrições para a premiação ocorreram do dia 20 de julho de 2021 ao dia 20 de dezembro. Uma das regras para participação era que apenas profissionais brasileiros pudessem participar e que cada autor de livro poderia apenas se escrever em 02 (duas) categorias. O autor destaca pontos principais no decorrer do livro que remete o Romance erótico, drama e a temática homoafetiva,

“Essa temática é um tabu muito grande na sociedade hoje, mais é uma literatura que esta expandindo, crescendo”, disse.

Aluno de Jornalismo, Patrick Sousa

Prêmio Reflexo Literário

O Prêmio Reflexo Literário está na sua primeira edição e contou com mais de 50 autores inscritos em mais de 10 categorias.  O sistema de votação ocorreu entre fevereiro e março de 2022 por voto popular através de formulário no Google Forms. Patrick Sousa ganhou o premio com 3.246 votos totalizando assim 76,1%.

O prêmio é uma estatueta simbólica, que foi entregue aos vencedores no evento de Premiação e enviado pelos Correios para os autores que não puderam comparecer presencialmente na Premiação.

O objetivo do premio foi prestigiar cada profissional da literatura, para além de da oportunidade a todos os escritos o voto popular ser voz dentro do contexto. A valorização é ponte principal na premiação que levou diferentes autores de diferentes regiões do Brasil a ganharem.

Dentro da Premiação participaram as categorias: Melhor Livro de Poesia, Melhor Livro de Drama, Melhor Livro de Fantasia, Melhor Livro de Suspense, Melhor Livro de Romance, Melhor Livro de Romance Erótico, Melhor Livro Infantil, Melhor Livro de Terror, Melhor Livro de Distopia, Melhor Livro de Crônicas, Melhor Antologia, Melhor Livro de Histórias em Quadrinhos (HQ), Melhor E-book, Melhor Conto Digital, Melhor Bookstagram, Melhor Booktuber, Autor Revelação, Melhor Autor Nacional,  Melhor Capa, Melhor Profissional da Área Editorial, Melhor Editora, Editora Revelação,  Melhor Gráfica para impressão de livros,  Melhor Digital Influencer, Melhor Jornalista (Categoria para redatores e colunistas de conteúdo Literário).

Apresentação da Premiação

Outros Prêmios

O aluno estudante do curso de Jornalismo ainda concorre ao Prêmio Melhores Do Ano 2021 da editora Letras Virtuais, nas categorias Representatividade, com o livro “Pelas Janelas da Alma” e Melhor Romance de época com o livro “Mil Vezes Te Amarei”.

Patrick Sousa já tem quatro livros publicados em formato físico, disponíveis na Uiclap, e dez em e-book disponíveis na Amazon. O estudante relata suas expectativas com a premiação literária, Foram bem altas.

“Já sou formado em letras, de certa forma esse processo me ajudou muito nas minhas escritas até hoje, sempre tive uma grande expectativa com relação a ganhar esse premio, logo tive a experiência de engajar o máximo possível de pessoas para votaram por ser aberto ao publico. Aproveito esse momento para agradecer a Deus, e dedico esse premio a minha mãe (em memoria)”, relata.