Campus Parnaíba: Ligas Acadêmicas de Enfermagem organizam Mesa Redonda em homenagem ao Agosto Dourado

Por Giovana Andrade

Em homenagem ao “Agosto Dourado”, mês que simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno, a Liga Acadêmica de Saúde da Criança (LISAC) e a Liga acadêmica de Saúde Integrada à Mulher (LASIM) do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Parnaíba, promove o Mesa Redonda “Desvendando as várias faces do amamentação: Aleitamento materno sob uma perspectiva multiprofissional”, no dia 23 de agosto, às 19h30  no auditório da UESPI.

A mesa redonda será ministrada pela a enfermeira Hellen Brito, pós-graduada em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família e possui curso de qualificação em Processamento e Controle de Qualidade de Leite Humano pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano da Fundação Oswaldo Cruz; e a psicóloga Juliana Costa, Terapeuta Cognitivo Comportamental, especializada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

As Presidente da Liga LASIM e LISAC, Letícia Alves e Aline Miranda, ambas alunas do curso de Enfermagem, destacaram que o objetivo é desvendar as várias faces da amamentação a partir do ponto de vista da psicologia, abordando a importância da amamentação na formação do vínculo entre o bebê e a mãe na construção de uma base para a saúde mental da criança. “Sob a perspectiva da enfermagem, a nossa finalidade é analisar o impacto desse tema na prática, os desafios enfrentados no período da amamentação e como, enquanto profissionais, podemos contribuir para o incentivo e apoio a amamentação”.

O evento será presencial e destinado a estudantes e profissionais de saúde residentes em Parnaíba. As inscrições acontecem até o dia 23 deste mês através do preenchimento do formulário online,. No dia do evento o inscrito deverá levar um artigo de higiene para bebê e mães no puerpério, que será doado em ação em Unidade Básica de Saúde.

Sobre as Ligas LISAC E LASIM:

Ambas são ligas de enfermagem, entretanto, a LASIM trás uma proposta voltada à multidisciplinaridade no cuidado à saúde da mulher, com a participação de ligantes dos cursos de psicologia, odontologia, nutrição e fisioterapia. Por outro lado, a LISAC se concentra na abordagem das comunidades acadêmica e geral sob a perspectiva da enfermagem, levando conhecimentos desmistificados à população e propiciando a transgressão dos muros da universidade aos discentes.