Campus Oeiras: Lançamento do Programa de Extensão “Alguidar de Cultura”

Por Leonardo Dias

O Lançamento do Programa Permanente de Extensão “Alguidar de Cultura” acontece no dia 11 de maio, às 19 horas na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Possidônio Queiroz, na cidade de Oeiras

O programa conta com uma carga horaria de 40 horas semanal, distribuídas entre estudo, preparo, reunião e realização das ações extensionistas totalizando assim 1200 horas anual.

Este projeto  é voltado para toda a comunidade acadêmica e externa. Tem como objetivo principal estreitar os laços entre Universidade Pública e Comunidade, especialmente a partir da construção coletiva de práticas e diálogos que fortaleçam a democratização do acesso à educação e à cultura.

O Evento contará com a participação da: Coletivo Arte e Cultura de Oeiras – CACO, Coletivo Negras e Negros de Oeiras, Associação Cultural Rua das Portas Verdes, Grupo de Capoeira Raízes do Brasil de Oeiras Piauí e 8ª Gerência Regional de Ensino (8ª GRE).

Será trabalhado temáticas envolvendo: Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance), Artes plásticas (escultura, pintura, desenho, gravura, instalação, apropriação), Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo), Direitos individuais e coletivos, Formação Docente, Música, Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares, Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial.

A proposta surgiu entre o diálogo dos coordenadores do projeto Alguidar de Cultura, Professora Doutora Gabriela Berthou de Almeida e Professor Doutor Harlon Homem de Lacerda Sousa, ambos docentes da UESPI campus de Oeiras.

Oficinas

O Programa tem como metodologia a realização de oficinas, cursos, rodas de conversa, intervenções artísticas, teatrais e musicais a partir de eixos temáticos construídos de acordo com as propostas dos coletivos que o integram. Cada ação será de forma dialógica e integrada, abarca um aspecto da cultura, da educação e de serviços prestados à comunidade como fundamento da prática extensionista.

As oficinas, rodas de conversa, intervenções artísticas e musicais iram abarcar  aspectos da cultura, da educação e dos serviços à comunidade como fundamento extensionista.

As oficinas serão divididas em eixos como: Eixo 01: Musicalidades e Danças,  Eixo 02: Educação e Patrimônios, Eixo 03: Artes visuais, musicalidades e danças,  Eixo 04: História, Memórias e Identidades, Eixo 05: Artes Visuais, Eixo 06: Artes Cênicas, Eixo 07: Pedagogia Antirracista.

Para a Professora Doutora Gabriela Berthou de Almeida a universidade e o programa que está em andamento tem uma importância fundamental na ampliação das atividades de extensão, ela explica como funcionarão as oficinas que serão desenvolvidas durante toda carga horaria.

“As oficinas que serão ofertadas durante o decorrer do programa de todos os eixos ela não são voltadas só para estudantes da UESPI e sim para toda comunidade de Oeiras, alguma delas ocorreram no campus outras em escolas, praças, bem como será desenvolvidas na zona rural e urbana. As oficinas tem a importância de desenvolver um papel social que a universidade desempenha nas cidades em que elas estão inseridas, vejo o projeto com muito entusiasmo na perspectiva de estreitar a universidade publica e a comunidade”, relata.

Inscrições

No evento de lançamento serão iniciadas as inscrições presencialmente para as oficinas culturais ofertadas a partir de maio de 2022. O evento e as oficinas são gratuitos e abertos para toda a comunidade.