Campus de Picos: V Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

Por Giovana Andrade

O curso de Licenciatura Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Picos, organiza a V Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. O evento é aberto ao público e acontece entre os dias 26 e 27 deste mês no Auditório da UESPI, campus Prof. Barros Araújo.

A Jornada abrirá um espaço destinado ao compartilhamento de ações relacionadas à pesquisa científica no Curso de Letras/Português, do campus de Picos, tanto do seu corpo docente atual, quanto de seus alunos egressos que desenvolvem ou desenvolveram pesquisas em programas de pós-graduação stricto sensu.

A ação destina-se à apresentação e à divulgação da produção acadêmica e científica do Curso, bem como, promover discussões sobre os impactos sociais, políticos, econômicos e culturais que o investimento em ciência e tecnologia faculta a professores e alunos da UESPI, com o desenvolvimento de pesquisas científicas na área de Linguística, Letras e suas Literaturas.

O coordenador do curso e um dos organizadores, Prof. Emanoel Martins, explica que o evento possibilita o diálogo, o debate e a prestação de contas com a sociedade ao apresentar as ações científicas desenvolvidas no âmbito de Curso de Letras, assim como as mudanças sociais promovidas na trajetória pessoal e profissional de alunos egressos do Curso.

“Em tempos de digitalização das esferas da vida social, de perda de vínculos de pertencimento à comunidade e de abstração contínua das relações sociais, tanto no campo pessoal, quanto no campo profissional, a Jornada enseja a oportunidade de nossos professores e estudantes divulgarem suas ações acadêmicas relacionadas à investigação científica, mostrando que a ciência viva não se faz desligada de trajetórias biográficas, profissionais, sociais e coletivas, mas sim vinculada a condições sociais, políticas e culturais de existência, em espaços e contextos materializados por sujeitos e processos, métodos e teorias, lutas e políticas fruto do investimento do Estado e da sociedade, em prol de seu desenvolvimento sócio-econômico e cultural”.

Inscrições:

As inscrições acontecem até o inicio do evento , dia 26, através do preenchimento online.

A taxa de inscrição será no valor de R$ 15,00 (quinze reais).

Cronograma:

*As palestras de abertura e encerramento serão híbridas com a transmissão ao vivo no canal da Coordenação de Letras-Português no Youtube.

Dia 26/04- Tarde:

14h: Fala de abertura da Jornada: Diretora do Campus Prof.ª Mariluska Macêdo.

14h30: Palestra de Abertura: Prof.Dr. Franklin Oliveira Silva (Coordenador PPGL/UESPI) *Hibrído*

16h: Coffe Break.

16h30: Mesa redonda com professoras: Prof.ª Lília Brito, Prof. Emanoel Pedro e Prof.ª Márcia Barbosa- Pesquisas Linguísticas.

Noite:

19h: Mesa redonda com alunos egressos: 3 alunos e 1 mediador.

Convidados: Samara Leal, Sara Nickaelly e João Carlos.

Mediação: Prof.ª Lilía Brito/ Prof. Emanoel Pedro.

Dia 27/04- Tarde:

14h30: Mesa redonda com alunos egressos: 3 alunos e 1 mediador.

Convidados: Antônio Nogueira, Saranh Sousa e Sarney Júnior.

Mediação: Prof.ª Mônica Gentil/ Prof.ª Eliana Pereira.

Apresentação Musical e Recitação de Poema: Alunos Camila Andrade e João Carlos

Noite:

18h: Mesa redonda com professoras: Prof.ª Eliana Pereira, Prof.ª Margareth Luz e Prof.ª Mônica Gentil- Pesquisas Literárias.

19h30: Coffe Break

20h: Palestra de Encerramento: Prof.Dr. Carlos Eduardo Ferreira da Cruz (LABHUTE/IFCE) *Hibrído*