Campus de Picos: inscrições abertas para a VI Semana de Comunicação da UESPI

Por João Fernandes

O Curso de Bacharelado em Jornalismo, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Barros Araújo (Picos), promove, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, a VI Semana de Comunicação da UESPI.
Os interessados em participar dos
Grupos de Trabalho têm até o dia (22) de dezembro para submeter seus trabalhos científicos. Aqueles que optarem por participar apenas como ouvintes têm até o dia (31) para se inscreverem no primeiro lote do evento. As inscrições podem ser feitas no Site Oficial do Evento

A semana de Comunicação objetiva incentivar a reflexão conjunta entre a universidade e a sociedade, além de promover um debate coletivo sobre as práticas de comunicação no cenário contemporâneo, levando em conta a realidade local da região da Cidade.

Em 2024, o evento terá atividades voltadas a temática central “Democracia e Desordem Informacional: debate sobre a regulamentação dos Meios de Comunicação”, reunindo discentes, docentes, pesquisadores, profissionais da área e de áreas afins. O evento pretende contribuir para a compreensão do que estamos vivenciando em temas como democracia, desinformação e regulamentação midiática.

Os melhores trabalhos apresentados serão premiados nas seguintes modalidades: Concurso de audiovisual – Sheila Fontenele; Concurso de fotografia – Emanoel Costa; Concurso de reportagem – Jailson Dias de Oliveira; Concurso de artigo científico – Orlando Berti; Concurso de TCC – Jaqueline Cardoso. Os três primeiros lugares de cada concurso serão notificados até 26 de janeiro de 2024. A classificação específica e geral será divulgada somente no dia 23 de fevereiro, na ocasião da premiação.

Segundo a professora Ruthy Costa, uma das coordenadoras do evento, a Semana de Comunicação já está consolidada como um evento que proporciona aos participantes atualizações sobre os desafios enfrentados no cenário midiático atual, bem como a capacidade de compreender os impactos dessas questões na democracia e na sociedade de uma maneira geral.

“Além de debates relevantes, a Semana irá proporcionar a construção de redes profissionais e acadêmicas, tendo em vista que os estudantes têm a possibilidade de dialogar com outros estudantes, com profissionais, e pesquisadores de diversas áreas. Dessa forma, será possível que montem as suas teias profissionais, inclusive saindo do evento com propostas de projetos colaborativos e até pesquisas em parceria com outras instituições, por exemplo”, destaca a professora.

As inscrições são divididas em duas modalidades, sendo uma delas exclusiva para estudantes e outra somente para professores, pesquisadores, profissionais da área e demais interessados. A programação da Semana contempla palestras, oficinas, mesas temáticas e apresentação de trabalhos e artigos científicos.

Informações para submissão dos trabalhos