Campus de Parnaíba: Visita técnica de alunos da Unidade Escolar Marocas Lima do município de Ilha Grande do Piauí

Por Leonardo Dias

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba recebeu a visita dos alunos do terceiro ano do ensino médio da Unidade Escolar Marocas Lima do município de Ilha Grande do Piauí. A visita teve a acolhida dos discentes dos cursos de Ciências Sociais, Pedagogia, Agronomia e Biologia.

Visita Técnica dos alunos da Unidade Escolar Marocas Lima

A iniciativa fez parte da aula de campo da disciplina Projeto de Vida da escola Marocas Lima que tem como objetivo principal despertar para a formação e escolha profissional dos alunos bem como conhecer os projetos de pesquisa, extensão e os cursos disponibilizados pela UESPI no campus de Parnaíba.

Os alunos dos da universidade apresentaram sua estrutura para o ensino, pesquisa e extensão, com ênfase na formação profissional oferecidas nos cursos de Ciências Sociais, Agronomia, Biologia e Pedagogia. Estiveram na visita técnica os alunos do terceiro ano do ensino médio que é coordenado pelo professor de Matemática Jorge Cruz dos Santos.

A Professora Doutora Samara de Oliveira Silva, que coordenadora do curso de Pedagogia no campus fala que é uma oportunidade muito grande os discentes manifestarem interesse em entrar na Universidade pública e terem um futuro profissional melhor com uma formação mais ampla e de qualidade.

“Os cursos de Ciências Sociais, Agronomia, Pedagogia e Biologia, bem como a gestão do nosso Campus por meio do nosso diretor o professor Eyder Rios estiveram nesse momento de acolhida e encontro com a juventude compartilhando da nossa formação e alegria de futuramente receber os discentes em nossa instituição”, enfatiza.

Os estudantes conheceram, além da estrutura física,  os laboratórios, onde puderam acompanhar de perto como acontecem as aulas práticas.

Reservatório de peixe do projeto dengoso

Visita ao laboratório, caixas  entomológica

Visita ao laboratório dos cursos de agronomia, biologia e enfermagem

Visita ao laboratório dos cursos de agronomia, biologia e enfermagem

A visita técnica foi comandada pelo professor do curso de Matemática Jorge Cruz dos Santos que ministra a disciplina de Projeto de Vida, a intenção do articulador foi apresentar aos seus estudantes que a universidade é muito mais do que apenas os cursos de Medicina e Direito, pois há um leque muito maior de opções.

Para o coordenador do curso Licenciatura em Ciências Sociais, Professor Doutor Jonas Henrique de Oliveira a visita técnica é uma oportunidade única para apresentar o que a Universidade tem para oferecer para os futuros alunos e tirar todas as curiosidades com relação ao campus e o seu ensino, extensão e pesquisa.

“O professor percebeu através dos anos de ensino que poucos estudantes tinham interesse em entrar na universidade pública e os poucos que tinham interesse, em geral, informavam que queriam entrar em cursos mais conhecidos como medicina e direito. A visita dos estudantes da Unidade Escolar Marocas Lima foi uma experiência incrível no sentido de apresentar a universidade aos estudantes e responder as perguntas que estes tinham sobre a universidade, assim como em relação as pesquisas e projetos desenvolvidos”, disse.

Para a visita, foi contado com o apoio e a colaboração da Prof. Dra. Samara de Oliveira Silva, coordenadora do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, do Prof. Dr. Marcio Alves Silva, coordenador do curso de Engenharia Agronômica, da Prof. Dra. Alessandra Ribeiro, coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e pelo Prof. Dr. Jonas Henrique de Oliveira, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Além dos coordenadores também a visita contou com a colaboração de dois discentes do curso de Biologia que apresentaram o Projeto Dengoso que tem por finalidade fazer o controle biológico através da criação do peixe conhecido como barrigudinho (Pamphorichthys hollandi) que se alimenta da larva do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da zika e da chikungunya.