Campus de Parnaíba lança campanha em alusão aos seus 30 anos de história

Por João Fernandes

A direção do Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba,  promoveu o lançamento da logomarca comemorativa aos 30 Anos do Campus. A data escolhida para este evento remete à primeira segunda-feira de julho de 1993, quando foi realizada a Aula Inaugural das primeiras turmas de Licenciatura em Letras–Português e Biologia, ainda nas dependências da Escola Normal Francisco Correia.

Direção lança logomarca comemorativa aos 30 Anos do Campus. Foto de Nathan Castro de Carvalho

A comissão do Projeto “30 Anos da UESPI em Parnaíba”, nomeada pela Direção do Campus para planejar as atividades em alusão a data especial, planeja diversas atividades relativas à comemoração, que terá sua culminância em março de 2024, quando se completam três décadas da inauguração do Campus.

Nesta segunda-feira (3), aconteceu o primeiro evento público da Comissão com o descerramento da placa com a logomarca comemorativa, que foi produzida pela designer e discente egressa Irma Cristina Diniz de Assunção. Na oportunidade, foi feita a leitura da resolução que institui a logomarca.

Foto de Nathan Castro de Carvalho

Na ocasião, houve o descerramento da placa com a logomarca comemorativa Foto de Nathan Castro de Carvalho

Para o professor Felipe Ribeiro, um dos idealizadores da campanha, a ação é muito importante, tendo em vista que esta campanha reforça as relações coletivas e de parceria entre todos os agentes da comunidade acadêmica da Universidade. “O lançamento da campanha também atua de forma decisiva enquanto ação extensionista, estreitando nossa relação com a sociedade e enfatizando a importância estratégica do nosso Campus, que há três décadas forma profissionais e executa projetos decisivos para o desenvolvimento do Piauí, principalmente em Parnaíba e regiões vizinhas”, destaca o professor.

O evento também homenageou as professoras Rita Alves Vieira e Silvana Maria Lima dos Santos, que eram, respectivamente, discente e docentes do curso de Letras–Português na Aula Inaugural realizada em julho de 1993, há exatos 30 anos. Outra homenagem foi prestada aos servidores mais antigos do Campus, como o vigia Edson Silva dos Santos, que trabalhou como operário na construção do prédio, em 1993, bem como a técnica administrativa Clara Helena Oliveira de Souza, que fez parte da primeira turma de servidores concursados do Campus, tendo tomado posse em maio de 1994, pouco após a inauguração do prédio.

O diretor do campus, Prof. Eyder Rios, destaca a representatividade desta data e a importância de reforçar o elo entre a Universidade e a comunidade externa.  “A ação representa um marco na história da nossa instituição e na formação de tantos profissionais que hoje brilham em suas respectivas áreas de atuação. Reforçando também a busca incessante pelo conhecimento, e pelo desenvolvimento da região em que estamos inseridos”, comenta o professor.

Foram homenageados discente e docentes do curso de Letras–Português Foto de Nathan Castro de Carvalho

Dentre outras  atividades relativas à comemoração, estão sendo planejadas o lançamento de uma exposição fotográfica, um vídeo institucional e um livro comemorativo.