Campus de Oeiras: “Escola de Educação e Letras Antirracistas e contracoloniais”

Por Giovana Andrade

O campus Professor Possidônio Queiroz, em Oeiras, terá no dia 24 de outubro, no auditório do universidade, o lançamento da “Escola de Educação e Letras Antirracistas e contracoloniais “,um programa permanente de Extensão Coordenado pelo professor Harlon Homem de Lacerda Sousa, Diretor do campus.

O objetivo principal deste evento é apresentar à sociedade externa e à comunidade acadêmica as modalidades de curso e a metodologia Antirracista e contracolonial que norteará as atividades da escola.

Segundo o Professor Harlon Lacerda, a Escola de Educação e Letras Antirracistas e Contracoloniais é uma iniciativa que conta com a participação do colegiado de Pedagogia e Letras/Português. Ela faz parte de um esforço contínuo do Campus para combater o racismo, além disso, o Campus mantém uma Comissão Permanente de combate ao Racismo Institucional. A Escola complementa esses esforços, oferecendo um programa de Formação Antirracista e cursos de Letramento Racial, entre outros.

“Como gestor, senti a necessidade de aprofundar a formação Antirracista, visando conscientizar as pessoas sobre temas como branquitude, privilégio, racismo e negritude. Além disso, como pesquisador e professor, estou imerso na temática Antirracista e Contracolonial. Esse será também o foco da minha pesquisa de pós-doutorado, que iniciarei no próximo ano na Universidade de Coimbra, em Portugal”.

É importante ressaltar que qualquer pessoa interessada poderá participar do programa de extensão, uma vez que o evento de lançamento será aberto ao público em geral. Na Escola, cada curso será direcionado a um público específico e terá uma carga horária específica de acordo com suas necessidades e objetivos.