Boas-vindas aos calouros da UESPI: conheça as pró-reitorias e suas funções

Por Raíza Leão

A Universidade Estadual do Piauí tem o prazer de dar as boas-vindas aos novos alunos. Para que sua jornada acadêmica seja iniciada da melhor maneira possível é fundamental que você compreenda a estrutura administrativa da nossa instituição e saiba onde buscar apoio e informações. A seguir, apresentamos as Pró-Reitorias da UESPI e suas respectivas funções, além de informações sobre a Reitoria e a Vice-Reitoria, a fim de orientá-lo e ajudá-lo a aproveitar ao máximo a sua experiência universitária.

Reitoria

A Reitoria é o órgão executivo da Administração Superior da Universidade e administra todas as atividades universitárias. Composta pelo reitor, Professor Evandro Alberto de Sousa, doutor em Serviço Social pela UFPE, atua como docente na UESPI desde 2012. Participou da criação e coordenação do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Relações Públicas da UESPI e foi Diretor do Campus Prof. Barros Araújo.

Vice-Reitoria

A Vice-Reitoria é um órgão executivo superior ligado à reitoria, com as seguintes atribuições: representar o reitor quando designado ou na sua ausência, coordenar e supervisionar as ações administrativas e pedagógicas dos Campi do interior e delegar atribuições aos diretores e assessores dos Campi.

É composta pelo vice-reitor, professor Dr. Jesus Antônio de Carvalho Abreu, graduado em medicina pela UFPI, com especializações em Cirurgia Vascular e Cirurgia Cardiovascular. É cirurgião vascular e professor efetivo da UESPI, atuando também em programas de residência em cirurgia geral e vascular.

PRAD

A Pró–Reitoria de Administração e Recursos Humanos (PRAD), órgão executivo da administração superior, compete definir as políticas, prioridades e estratégias dos programas a serem realizados a nível de Instituição, bem como apoiar e suprir as unidades fins de infraestrutura física, recursos humanos, materiais e financeiros da Universidade. Em suma, a PRAD é responsável por garantir uma infraestrutura propícia para o ensino-aprendizagem de qualidade.

– Pró-Reitora: Profa. Dra. Fábia de Kássia Mendes Viana Buenos Aires

– Pró-Reitora Adjunta: Profa. Rosineide Candeia

PREG:

A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG) é  responsável pela organização acadêmica da universidade no que se refere ao ensino de graduação. A pró-reitoria zela pela garantia de um ensino de qualidade.

Departamentos e Coordenação:

– Departamento de Assuntos Pedagógicos (DAP)

– Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA)

– Coordenação de Projetos Especiais

– Pró-Reitora: Profa. Mônica Maria Feitosa Braga Gentil

– Pró-Reitora Adjunta: Profa. Josiane Silva Araújo

PREX:

A Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários é responsável pela Política de Extensão Universitária, abrangendo programas, projetos e serviços com ênfase na inclusão social. A política de Assistência Estudantil e comunitária é estruturada por meio de diversos programas institucionais, incluindo auxílios financeiros, estágios extracurriculares, apoio psicopedagógico, entre outros.
As principais ações decorrentes dessas políticas são: PIBEU – Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária; bolsa-trabalho; auxílio-moradia; auxílio-alimentação; cursos livres de extensão – Inglês, Espanhol e LIBRAS, além de projetos, cursos e eventos em diversas áreas do conhecimento.

– Pró-Reitora: Profª. Pós-Doutora Ivoneide Pereira de Alencar

– Técnica: Maria do Socorro Laurindo da Silva

PROP:

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), é responsável por tratar dos cursos de pós-graduação da Universidade, como os de especialização e mestrado. O setor também cuida dos assuntos referentes à pesquisa na instituição, coordenando grupos e projetos, e gerenciando editais como o do PIBIC. Atualmente, a UESPI conta com um Dinter; dois doutorados interinstitucionais; oito programas de pós-graduação e um doutorado em rede.

Departamentos e Divisões:

– Departamento de Pesquisa (DP)

– Departamento de Pós-Graduação (DPG)

– Divisão de Planejamento e Projetos (DPP)

– Divisão de Diplomação e Certificação (DDC)

– Pró-Reitor: Prof. Dr. Rauirys Alencar de Oliveira

PROPLAN:

A Pró–Reitoria de Planejamento e Finanças, órgão vinculado à Reitoria responsável em planejar, organizar, controlar, acompanhar, avaliar, supervisionar as atividades relacionadas ao registro e execução orçamentária, financeira e contábil dos recursos oriundos de arrecadação, convênios e aqueles provenientes dos Tesouros Nacional e Estadual. Através da transparência e do empenho contínuo, a PROPLAN consegue executar o plano administrativo e financeiro da UESPI com excelência.

– Pró-Reitor: Prof. Lucídio Bezerra Primo

– Pró-Reitora Adjunta: Profª. Ma. Joseane de Carvalho Leão

– Presidente da Comissão Permanente de Planejamento: Paulo Roberto da Silva Santos

– Secretária Executiva: Solange Maria de Siqueira Santana

Para mais informações ou para resolver quaisquer questões, entre em contato com a Pró-Reitoria correspondente.