UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Aulas de Yoga no campus poeta Torquato Neto para comunidade interna e externa

Por Jésila Fontinele 

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, por meio do programa Núcleo de Educação Ambiental Paulo Freire: ecossocializando os saberes por meio da transdisciplinaridade, realiza aulas de yoga toda quinta-feira, das 15h às 16h, no espaço NUTI/UNATI. As inscrições são feitas presencialmente e são ofertadas 15 vagas: 10 para estudantes da graduação e 5 para quem trabalha na limpeza, os participantes devem levar uma toalha e usar roupas confortáveis.

O espaço para a prática de Yoga

A Professora Carla Korndorfer, Coordenadora do programa de educação ambiental Paulo Freire, falou sobre o projeto multidisciplinar que possui três eixos, na qual um deles é a arte educação que envolve tudo, inclusive se expressar dentro do ambiente. ” Tem uma área dentro da educação que está crescente, arte educação, da qual a Yoga está dentro desse eixo para que as pessoas consigam se conectar mais com o ambiente e diminuir a questão ansiedade do futuro”. A professora, que tem duas formação na área, frisou sobre a importância da yoga, prática necessária, porém pouco acessível, por isso, destaca-se a relevância do projeto que procura conectar as pessoas com o ambiente.

A yoga está integrada ao programa no sentido de promover a conexão do indivíduo com o ambiente, e reforçar o princípio de que todos fazem parte dele. Essa conexão se manifesta em posturas que remetem à natureza, como a postura da árvore, a postura do cachorro olhando para baixo, e a postura da borboleta, entre outras, que nomeiam e estabelecem relações com diferentes elementos da natureza.

O projeto multidisciplinar conta com a participação da aluna Thais, do curso de Educação Física, que também é responsável por acompanhar as aulas de yoga.