Alunos do Centro de Ensino Padre Delfino visitam o Setor de Esportes da UESPI

Por João Fernandes

Os alunos do Centro de Ensino Padre Delfino, localizado na cidade de Timon, tiveram a oportunidade de conhecerem a pista de atletismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A visita proporcionou uma experiência inesquecível para os jovens, que puderam vivenciar o ambiente esportivo de alto desempenho e ainda participaram de atividades desenvolvidas pelo Curso de Bacharelado em Educação Física.

Alunos do Centro de Ensino Padre Delfino, durante as atividades

A iniciativa da Turma de Atletismo teve como objetivo estimular o interesse dos estudantes pelo esporte e promover uma experiência enriquecedora fora do ambiente escolar. Segundo o professor Jefferson Fernando, o intuito dessa atividade é oportunizar a vivência com o atletismo, disseminar a modalidade e criar um elo entre a estrutura da Universidade e aqueles discentes que se interessam pela prática.

“Geralmente, damos muita atenção a outras atividades coletivas e acabamos esquecendo do atletismo, considerado a modalidade ´mãe` de todas as outras práticas. Com isto, estamos oportunizando que estes alunos possam se familiarizar com a prática e ainda conhecer um pouco as instalações da UESPI”, comenta o professor.

Durante a visita, os 28 alunos do Centro de Ensino tiveram a oportunidade de participarem de atividades práticas de modalidades de atletismo, como, provas de fundo, provas de revezamento e barreira, tudo sob orientação dos discentes da UESPI. Essa experiência proporcionou aos estudantes uma vivência de como é estar em uma pista de atletismo profissional para, quem sabe, descubram  seus talentos individuais.

A estudante Gabriela Sampaio visitou uma pista de atletismo profissional pela primeira vez. Ela manifestou seu entusiasmo em conhecer o espaço e diz que irá se dedicar mais ao esporte de forma intensa e, possivelmente, como uma carreira profissional.

“É uma experiência única. Estamos tendo a oportunidade de praticar exercícios que, normalmente, não são feitos em nossa escola. Além disso, a oportunidade nos possibilita conhecer melhor o atletismo e nos desperta o interesse para modalidades que vão muito além do futebol ou outras modalidades”, destaca a aluna.

O professor de Educação Física do Centro de Ensino, João Paulo Lima Ribeiro, ressaltou a importância dessa experiência para seus alunos. “Essa visita vai além do aspecto esportivo. Ela tem o poder de motivar nossos estudantes, mostrando a eles o potencial que têm dentro de si. Além disso, é uma oportunidade de expandir horizontes, conhecer um ambiente diferente e despertar novos sonhos.”

Confira mais fotos da ação