Por Jésila fontinele
O curso de educação física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), do campus Poeta Torquato Neto, participou da 3ª Gincana do Projeto “Eu Consigo”, desenvolvida pela Associação Pestalozzi de Teresina, realizada no dia 23 de outubro de 2024, no ginásio da SEMEL.
O projeto é uma associação filantrópica que tem o objetivo de apoiar e desenvolver ações em defesa das pessoas com deficiência (PCDs) por meio de políticas de assistência e educação. Assim, a terceira gincana “Eu Consigo” buscou promover e mostrar todo o potencial que os assistidos desenvolveram ao longo do ano, como trabalhos de dança, esportes e oficinas, a fim de proporcionar uma maior autonomia demonstrada através da gincana, o evento contou com a presença dos alunos do segundo bloco de Educação Física da UESPI.
A aluna Geovana Sara, do segundo bloco, destacou que a partir do projeto ela pôde entender na prática a importância da educação física inclusiva. “Eles são capazes de realizar as atividades do dia a dia, e para mim isso foi muito importante, uma experiência que vou levar para vida profissional e pessoal”, disse a aluna.
A gestora da associação, Mary Lourdes, falou sobre os trabalhos realizados e frisou que o foco principal é promover a autonomia nas atividades do cotidiano, além de buscar quebrar paradigmas de mostrar que eles são capazes. “Chegamos a um consenso de que é necessário primeiro conhecer o próprio corpo e realizar atividades que aumentem a força muscular, resistência, e a partir daí, desenvolver a coordenação motora, passando pelo equilíbrio, flexibilidade e agilidade”, explicou a professora que também ressaltou o trabalho feito para a construção da gincana, que começou com a descoberta de talentos individuais, seguido pelo show de talentos e, por fim, a gincana.
A professora Débora Couto, do curso de Educação Física, ressaltou que a prática de vivenciar a atividade física para pessoas com deficiência intelectual, começou no início do mês com uma prática onde os assistidos da Pestalozzi vieram até a UESPI, com isso, os professores e alunos da instituição realizaram uma aula prática observando o atletismo, dança e ginástica. A professora ainda frisou a importância da atividade para os alunos, caso se identifiquem com atividade física realizadas com pessoas com deficiência. “Elas servirão como um pontapé inicial, um ponto de referência para até mesmo a atuação profissional deles no mercado de trabalho no futuro”, concluiu a professora.