Alunos de Zootecnia participaram da 72ª edição da EXPOAPI

Por Giovana Andrade

No período de 03 a 10 de dezembro, mais de 30 alunos do curso de Zootecnia estiveram envolvidos em estágios práticos nas associações de criadores de animais da região, incluindo a APICOVI (Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos), APCZ (Associação de Criadores de Zebuinos) e ABQM (Associação de Criadores de Quarto de Milha) na 72ª Edição da EXPOAPI.

Os alunos fizeram acompanhando do processo de admissão de animais em pista de julgamento. Além disso, alguns alunos foram designados para estágios nos pavilhões de expositores, onde participaram de atividades como limpeza de pavilhões, manejo de animais e diversas outras responsabilidades relacionadas às exposições.

Participação em estágios e aulas práticas.

Durante esse período, o Professor Rocha ministrou aulas práticas para a turma de Ezoognósia, Além da execução de três projetos de extensão – “Agrárias em Campo,” “Agropecuarinho,” e “Fórum INOVATE´S” – coordenados pela Professora Samira Teixeira, Prof. Cardozo Júnior e Profa. Dinnara Silva, respectivamente.

A profª Dinnara Silva explicou que dentro do Fórum Inovacte´s ocorreram vários cursos, palestras e até Mostra Gastronômica da Raça de Galinha de Canela-Preta em parceria com SENAR/PI; Associação de criadores da raça de Galinhas Canela-Preta, Câmara setorial de Avicultura, Instituto Federal do Piauí; Embrapa Meio-Norte.

“ O Fórum de Inovações Tecnológicas Sustentáveis  – (INOVATEC´S) é um programa de Extensão e está na 5ª Edição. Ele visa organizar a grade de eventos técnicos ocorridos durante a maior exposição de animais do Estado do Piauí, a Expoapi. Nesse fórum ocorrem palestras, cursos, oficinas e visitas guiadas, tudo organizado pelos alunos e coordenado por nós”.

Visitas guiadas que foram conduzidos pelos participantes do Fórum INOVATEC´S, alunos do primeiro bloco de zootecnia sob coordenação da profa. Dinnara Silva.

A profª Samira Teixeira, atual coordenadora do curso de Zootecnia, destacou que a participação dos alunos foi grandiosa e muito enriquecedora. “Durante a feira foi permitido que os alunos estivessem inseridos no contexto do agronegócio e nas atividade e demandas da produção animal, vivenciando as culturas e os viés do campo de trabalho, enriquecendo sua formação profissional bem como construindo parcerias, além de levar à sociedade, de forma eficiente, o conhecimento de sua profissão”.

A discente Izabel Cristina, primeiro bloco, ressaltou que foi uma experiência enriquecedora de troca de conhecimentos, vivências e ideias. “Tivemos uma ótima receptividade e participamos de palestras muito proveitosas, com conteúdos que certamente contribuirão para todos os presentes. De aprendizado, a gente leva muito a questão de inserir a inovação e a tecnologia no nosso meio de produção, procurando melhorias e agilidade em todos os setores”.

Confira mais fotos: